Os organizadores da Volta da França anunciaram oficialmente nesta sexta-feira que a largada da edição de 2015 da mais tradicional prova do ciclismo mundial será realizada em Utrecht, na Holanda. Essa será a sexta cidade holandesa a abrigar o início da competição, cuja sua etapa de partida fora do solo francês não é uma novidade.
A prefeitura de Utrecht comemorou, por meio de um comunicado, o fato de ter recebido esta honraria para poder abrir uma das edições de uma das mais importantes competições do esporte mundial. "A cidade está extremamente feliz com este enorme impulso econômico, cultural e turístico", destacou.
Detalhes sobre a etapa de abertura da Volta da França de 2015 serão revelados em uma coletiva de imprensa no próximo dia 28, informou nesta sexta-feira o site oficial da prova. Amsterdã foi a primeira cidade holandesa a abrigar uma largada da Volta da França, em 1954.
Desde então, o evento teve Scheveningen (1973), Leiden (1978), Hertogenbosch (1996) e Roterdã (2010) como outros municípios daquele país que tiveram esta honra. O ciclismo é um esporte popular na Holanda e as bicicletas são um meio de transporte muito usado no país, mas apenas dois holandeses ganharam a Volta da França até hoje: Jan Janssen, em 1968, e Joop Zoetemelk, em 1980.