O Brasil vai ter força máxima na chave principal feminina do Grand Slam de Gstaad, etapa da Suíça do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Para ser a quarta dupla brasileira na disputa, Juliana/Maria Elisa teve muito trabalho nesta terça-feira e por pouco não ficou fora da competição.
Uma olhada no histórico das japonesas Takemi Nishibori e Sayaka Mizoe mostra que as duas são especialistas no 41.º lugar no Circuito Mundial, sendo regularmente eliminadas na primeira rodada do qualifying. Nesta terça, elas quase surpreenderam.
No primeiro set, Juliana e Maria Elisa conseguiram vitória fácil, por 21 a 9. No segundo, porém, as japonesas conseguiram empatar, com 21/19 na parcial. O jogo foi para o tie-break e aí a maior experiência das brasileiras prevaleceu, com 15 a 12.
"Elas jogaram muito bem, estiveram sólidas na defesa. Nós cometemos muitos erros que acabaram dificultando nossa parte defensiva. Mas mantivemos o foco até o final da partida e agora estamos na fase principal do torneio. Estamos com um clima bom e temos tudo para irmos bem. Aprendemos muito uma com a outra e isso está melhorando nosso desempenho a cada competição", disse Maria Elisa.
Na chave principal em Gstaad, o Brasil também terá Maria Clara/Carol, Ágatha/Bárbara Seixas e a dupla estreante Fernanda Berti/Taiana, formada depois que Talita seguiu para jogar com Larissa. As irmãs salgado é que terão tarefa mais complicada, uma vez que caíram no mesmo grupo que as duplas americanas Day/Summer e Walsh/April Ross.
No masculino, a agenda de jogos é um dia atrasada. Os qualifying acontece nesta quarta, com a presença de Alison/Bruno Schmidt. Estão garantidos na chave principal Emanuel/Pedro Solberg, Ricardo/Álvaro Filho e Evandro/Vitor Felipe.