Cabeça de chave número dois, o Brasil vai estrear apenas na segunda fase da chave masculina do Mundial por Equipes de Judô, que acontece neste fim de semana, em Salvador. Como são 14 equipes na competição, duas delas vão ficar de bye nas oitavas de final - a outra com esse privilégio é a França.
Assim, os brasileiros vão esperar pelo confronto entre Rússia e Ucrânia para conhecer seu primeiro adversário. Apesar de os russos, com três medalhas de ouro e uma de bronze, terem liderado o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, a equipe não assusta tanto, uma vez que os principais nomes do judô daquele país não vieram ao Brasil.
Depois, se avançar para a semifinal, o time brasileiro pegará o vencedor da chave que tem Coreia, Mongólia, Argélia e Argentina. Candidatos ao título, França, Cuba, Japão e Geórgia estão no lado oposto do chaveamento.
No feminino, o Brasil não deu tanta sorte. A equipe, que nunca conquistou medalhas em Mundiais mas chega a Salvador como uma das favoritas, estreia contra o México, rival de pouca tradição. Depois, pega quem passar entre Japão (atual vice-campeão) e Grã-Bretanha. Numa possível semifinal, o adversário sai da chave que tem Cuba, Argélia, Estados Unidos e Turquia.
O Mundial feminino começa às 10h (de Brasília) do sábado. Mais tarde, às 16h, começam as semifinais e finais. No domingo os horários se repetem, com a disputa da chave masculina.