Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Abaixo de zero!

Jamaica repete filme clássico e volta aos Jogos de Inverno após 24 anos

Demétrio Vecchioli - Folhapress
19 jan 2022 às 11:26

Compartilhar notícia

- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Foram 24 anos de ausência, mas a Jamaica vai novamente ter um trenó competindo no 4-man do bobsled nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. O objetivo é recomeçar uma história que, de tão marcante na história da modalidade e das Olimpíadas, deu origem ao popular filme "Jamaica Abaixo de Zero" ("Cool Runnings" no título original).


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para quem não viveu os anos 1990 ou nunca assistiu ao filme, um pouco de história: a Jamaica, que nunca havia participado das Olimpíadas de Inverno, decidiu usar o talento natural dos jamaicanos para corridas curtas (vide Bolt) e montou uma equipe de bobsled. Os cinco jamaicanos escolhidos encararam o frio pela primeira vez, se adaptaram a trenós defasados, e conseguiram vaga para disputar os Jogos de Calgary, no Canadá, em 1988.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pai de dois

Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?

Imagem de destaque
Alvo Run

Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Segue até sábado

Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação


A equipe não fez feio, chegando a fazer tempos melhores que Portugal e Austrália na primeira de quatro descidas. Mas, na última, o trenó tombou na última curva. Em uma imagem histórica, eles terminaram a prova caminhando até a linha de chegada. Isso passou ao vivo na TV dos EUA e sensibilizou os norte-americanos, a ponto de virar enredo de filme.

Publicidade


Com investimento, a equipe ainda voltou a outras três edições dos Jogos Olímpicos, a última delas em 1998, alcançando um histórico 14º lugar em 1994. Depois disso, a Jamaica até foi outras vezes à Olimpíada, mas no 2-man e no 2-woman, trenós para duas pessoas no masculino e no feminino.


Em Pequim, pela primeira vez na história, a Jamaica terá representantes em três provas do bobsled: o 4-man, o 2-man e o monobob feminino (trenó para uma pessoa, que estreia no programa). No 2-woman feminino, a equipe ficou a um posto da vaga e aguarda realocações.

Publicidade


O resultado vem na esteira de um pesado investimento da federação local, que comprou novos trenós e contratou a treinadora britânica Jo Manning, que até então trabalhava com a seleção brasileira. Os jamaicanos não pararam de treinar nem no auge da pandemia, quando o o piloto Shanwayne Stephens viralizou empurrando seu próprio automóvel como parte do treinamento.


Piloto daquela equipe que fez história em Calgary, em 1988, e que virou filme, Sam Clayton faleceu em abril de 2020, vítima do coronavírus. Outro personagem histórico, Chris Stokes, que era o primeiro reserva do time pioneiro e irmão de Dudley Stoke, titular, é agora o presidente da federação de bobsled da Jamaica.


Além dos cinco atletas no bosled, a Jamaica também terá um esquiador em Pequim: Benjamin Alexander, um ex-DJ criado na Grã-Bretanha. Ele será apenas o segundo jamaicano a competir na neve em Olimpíadas.
Os Jogos de Inverno de Pequim começam no próximo dia 4 de fevereiro, mas com provas já no dia 2, uma quarta-feira, prosseguindo até o dia 20.


O Brasil anunciou na segunda-feira (17) uma equipe de dez atletas, incluindo quatro do bobsled. O país conseguiu vaga no 4-man e no 2-man. Nos dois casos, terminou à frente da Jamaica no ranking olímpico.
No trenó para duas pessoas, em que havia mais vagas disponíveis, Trinidad & Tobago também se classificou, voltando aos Jogos após 20 anos.

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade