O multicampeão de natação Ian Thorpe ingressou em uma clínica de reabilitação, na última quarta-feira, para curar o vício em álcool e depressão. As informações foram divulgadas por veículos da Austrália. Aos 31 anos e dono de cinco meldalhas de ouro em Olimpíadas, Thorpe já havia admitido lutar contra a depressão em uma autobiografia lançada no ano passado. Ele está em um hospital de Sydney e, supostamente, teria pedido ajuda após uma queda na casa dos seus pais, no subúrbio da cidade, onde estava desde o Natal.
Apesar da notícia do ingresso do nadador na clínica, Thorpe foi visto na última semana em um ambiente animado e brincando com amigos durante o casamento de um amigo. Ainda em sua autobiografia, o atleta revela que recorria ao álcool sempre que a depressão começava a tomar conta de seus pensamentos. Thorpe também diz no livro que, nos piores momentos, a bebida era a a única coisa que lhe fazia dormir.
Em 2012, Thorpe pensou em retornar às piscinas para as Olimpíadas. Porém, não teve sucesso e acabou trabalhando como comentarista nos Jogos.
Dentre suas conquistas olímpicas, Thorpe tem duas medalhas de ouro nos 400m livre (Sydney-2000 e Atenas-2004), outras duas nos revezamento 4x100m (Sydney) e 4x200m (Sydney), além dos 200m em Atenas, completando as cinco medalhas douradas de sua carreira. Ele ainda tem outras 11 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais.