O Houston Rockets será uma das atrações na próxima temporada da NBA. A equipe do Texas tornou-se uma das candidatas ao título da Conferência Oeste quando contratou o pivô Dwight Howard neste verão. No entanto, para ter sucesso na franquia, o ex-jogador do Los Angeles Lakers talvez precise se adaptar.
Na temporada 2012-2013, o pivô turco Omer Asik, ex-Chicago Bulls, surpreendeu e foi um dos destaques do quinteto do Rockets. Os números não deixam dúvidas: Asik obteve média de duplo-duplo na temporada, marcando 10,1 pontos e apanhando 11,2 rebotes por jogo. Para manter o turco em quadra, Howard pode vir a jogar como ala-pivô no time texano.
- O técnico (Kevin) McHale planeja experimentar Howard como um ala de força e manter Omer (Asik) como pivô. Se funcionar e nos ajudar a vencer, obviamente vamos manter a tática - disse Daryl Morey, dirigente do Rockets.
Diante da possibilidade de não ser o principal homem do garrafão do Rockets, Howard admite aceitar a mudança caso ela tenha efeitos positivos:
- Eu acho que isso pode tornar nossa equipe mais dura. Vamos precisar que eu jogue como um ala de força em alguns jogos para que o Asik assuma como pivô. Vamos ter uma escalação mais alta e isso vai tornar o arremesso rival mais difícil.
Na temporada passada, Howard não teve muito sucesso nas oportunidades em que atuou ao lado do pivô Pau Gasol no Lakers. O Lakers se apresentou pouco com os dois em quadra, já que o espanhol conviveu com lesões, mas na eliminação para o San Antonio Spurs, nos playoffs, a dupla atuou.
Com Howard e Asik juntos em quadra, o Houston Rockets vai contar com a contribuição de três bons arremessadores para contribuir na movimentação da equipe. São eles o armador Jeremy Lin, o ala-armador James Harden e o ala Chandler Parsons.