A última vaga que estava em aberto no grid da Fórmula 1 deste ano foi oficialmente preenchida nesta sexta-feira. A Hispania anunciou a contratação do indiano Narain Karthikeyan como novo companheiro do espanhol Pedro de la Rosa, fato que definiu os 24 pilotos titulares que iniciarão o Mundial de 2012, marcado para começar no próximo dia 18 de março, em Melbourne, no GP da Austrália.
Karthikeyan, de 35 anos, formará com De La Rosa, de 40, a dupla de corredores com maior média de idade entre todas as escuderias do grid atual da F1. Para o indiano, a sua contratação significou o seu retorno à equipe que defendeu no ano passado até o GP de Valência, realizado no fim de junho. Em seguida, o australiano Daniel Ricciardo substituiu o piloto da Índia, que seguiu ligado à Hispania, tendo disputado alguns treinos livres de sexta-feira e ainda voltado a correr como titular na etapa indiana do Mundial, em outubro.
Confirmado como último titular da F1 para este ano, Karthikeyan festejou o acerto com a escuderia espanhola. "Tivemos muito trabalho para fazer isso tudo acontecer, mas estou absolutamente feliz por voltar ao grid em 2012, pela equipe Hispania", disse o piloto, para depois completar: "Fiquei satisfeito com o nosso desempenho no GP da Índia e estou ansioso para essa nova temporada".
O chefe da Hispania, Luis Perez-Sala, também comemorou o acordo com Karthikeyan e destacou o fato de a equipe voltar a contar com um piloto experiente e que já tem a confiança dos integrantes da escuderia. "Tenho o prazer de contar com Narain para esta temporada, assim como ele vai contribuir para a continuidade e estabilidade da equipe. Ele é um piloto rápido, intuitivo e seguro", disse o dirigente, para depois elogiar o desempenho do indiano na temporada passada. "Dos oito GPs que ele disputou em 2011, ele só não conseguiu terminar (a prova) em uma ocasião e teve um grande desempenho na última corrida que participou (na Índia)", enfatizou.
Antes de Karthikeyan ser confirmado pela Hispania, o brasileiro Bruno Senna havia sido anunciado como substituto de Rubens Barrichello na Williams, fato que deixou o veterano piloto sem emprego na principal categoria do automobilismo mundial. Essa vaga que estava em aberto na equipe espanhola era a última que poderia ser preenchida por Rubinho, mas agora as portas da F1 se fecharam de vez para o brasileiro em 2012.
Confira como ficou o grid e a numeração dos pilotos da Fórmula 1 de 2012:
Red Bull
1 - Sebastian Vettel (ALE)
2 - Mark Webber (AUS)
McLaren
3 - Jenson Button (ING)
4 - Lewis Hamilton (ING)
Ferrari
5 - Fernando Alonso (ESP)
6 - Felipe Massa (BRA)
Mercedes
7 - Michael Schumacher (ALE)
8 - Nico Rosberg (ALE)
Lotus
9 - Kimi Raikkonen (FIN)
10 - Romain Grosjean (FRA)
Force India
11 - Paul Di Resta (ESC)
12 - Nico Hulkenberg (ALE)
Sauber
14 - Kamui Kobayashi (JAP)
15 - Sergio Pérez (MEX)
Toro Rosso
16 - Daniel Ricciardo (AUS)
17 - Jean-Eric Vergne (FRA)
Williams
18 - Pastor Maldonado (VEN)
19 - Bruno Senna (BRA)
Caterham
20 - Heikki Kovalainen (FIN)
21 - Jarno Trulli (ITA)
Hispania
22 - Pedro de la Rosa (ESP)
23 - Narain Karthikeyan (IND)
Virgin
24 - Timo Glock (ALE)
25 - Charles Pic (FRA)