Outras modalidades

Hamilton domina treino e fatura pole do GP de Abu Dabi

03 nov 2012 às 12:42

A disputa pelo título do Mundial de Pilotos está praticamente restrita ao alemão Sebastian Vettel e ao espanhol Fernando Alonso, mas Lewis Hamilton roubou a cena neste sábado. O piloto britânico, da McLaren, foi o mais rápido no treino de classificação para o GP de Abu Dabi, no circuito de Yas Marina, e largará da primeira colocação na 18ª das 20 etapas da temporada 2012 da Fórmula 1.

Neste sábado, Hamilton dominou o treino de classificação desde a sua primeira fase e confirmou a sua superioridade na etapa decisiva da atividade ao marcar o tempo de 1min40s630 na sua melhor volta. Assim, ele conquistou a sua sexta pole position na temporada e a 25ª da sua carreira, aumentando as chances de repetir a vitória de 2011 em Abu Dabi.


Na primeira fila, Hamilton terá a companhia do australiano Mark Webber, da Red Bull, que marcou 1min40s978 para garantir o segundo lugar. O bicampeão Sebastian Vettel, também da Red Bull, registrou o tempo de 1min41s073 e vai largar da terceira colocação no GP de Abu Dabi.


O alemão venceu as últimas quatro provas da temporada e lidera o Mundial de Pilotos com uma vantagem de 13 pontos para Fernando Alonso. O espanhol da Ferrari, em compensação, conquistou apenas o sétimo lugar no Frid de largada do GP de Abu Dabi ao marcar 1min41s582.


O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, surpreendeu ao conquistar a quarta posição no treino deste sábado, com o tempo de 1min41s226. Ele será seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, que foi o quinto mais rápido, com 1min41s260, e do britânico Jenson Button, da McLaren, que marcou 1min41s290.


O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, garantiu a oitava posição no grid de largada do GP de Abu Dabi, com 1min41s603, logo à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que marcou 1min41s723. O francês Romain Grosjean completou a lista dos 10 melhores colocados no treino de classificação no circuito de Yas Marina.


O brasileiro Bruno Senna, da Williams, vai largar da 15ª colocação, após ser eliminado na segunda fase do primeiro treino de classificação, que teve Hamilton como o mais rápido. Os outros eliminados nesta etapa foram Nico Hulkenberg, Sergio Pérez, Paul Di Resta, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi e Daniel Ricciardo.

Jean-Éric Vergne, Heikki Kovalainen, Charles Pic, Vitaly Petrov, Timo Glock, Pedro de La Rosa e Narain Karthikeyan foram eliminados na primeira parte do treino de classificação, que também foi liderada por Hamilton.


Continue lendo