Os organizadores da Fórmula 1 decidiram realizar o GP do Bahrein no dia 30 de outubro, informou nesta quinta-feira o governo do país do Golfo Pérsico. A prova iria abrir a temporada 2011 da Fórmula 1 em março, mas foi suspensa pelas autoridades locais por conta dos protestos antigovernamentais que deixaram 30 pessoas mortas.
A Federação Internacional de Automobilismo tomou a decisão nesta sexta-feira de modo "unânime" em reunião do Conselho Mundial. De acordo com os dirigentes locais, a situação de segurança no Bahrein melhorou o suficiente para que o país receba uma corrida da Fórmula 1. Porém, nesta sexta-feira, ocorreram enfrentamentos e força de segurança, e grupos defensores dos direitos humanos pediram para que a corrida não fosse realizada.
A data de 30 de outubro minimiza as preocupações das equipes com questões logísticas, já que poderão competir no Bahrein antes da realização da corrida em Abu Dabi, que fica próxima ao país, e tem a sua etapa marcada para o dia 13 de novembro. Porém, a decisão causará a mudança da data do GP da Índia, que originalmente estava marcado para 30 de outubro.