O Brasil terá os seus principais ginastas nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou nesta quarta-feira a convocação para a competição e a lista contém os melhores nomes do país. As apresentações da ginástica artística serão entre 9 e 11 de março, seguidas pelas de rítmica individual, em 17 e 18 do mesmo mês.
A Seleção de Ginástica Artística Masculina será composta pelo campeão mundial e olímpico Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Francisco Barreto Júnior, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki. Todos eles estão em Cancún, no México, onde permanecem treinando até o dia 9 de fevereiro. Os ginastas serão acompanhados pelos técnicos Marcos Goto e Vladimir Vatkin, pelos árbitros Daniel Biscalchin, Edgard Vernetti e Robson Caballero e pelo chefe de equipe Leonardo Finco.
A ginástica artística feminina será representada pela veterana Daniele Hypolito, a recém-curada de lesão no tornozelo Jade Barbosa, além de Juliana Santos, Julie Kim, Letícia Costa e Lorrane dos Santos. Antes de embarcarem para o Chile, as ginastas farão mais um camping de treinamento para preparar as atletas. Os treinadores serão Adriana Alves, Alexander Alexandrov e Oleg Ostapenko, as árbitras Lisiane Bergue, Mônica dos Anjos e Yumi Sawasato e a chefe de equipe Jaqueline Pires.
Na Ginástica Rítmica Individual, a delegação será a seguinte: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima e Natália Gáudio, acompanhadas pela técnica Anita Klemann. As árbitras serão Márcia Avesani e Mônika Queiroz.