Outras modalidades

Força Nacional poderá atuar na segurança das Olimpíadas

07 out 2009 às 14:27

A Força Nacional poderá atuar na segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A informação foi dada nesta quarta (7) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Ele disse que, se necessário, 20 mil homens poderão atuar na segurança junto com autoridades locais, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

"O Brasil tem um programa maduro e civilizado de segurança pública, e temos homens e mulheres treinados para fazer esse serviço. E já demos a demonstração no Pan-Americano [realizado no Rio de Janeiro em 2007]. Isso foi fulminante para tirar de pauta a questão da segurança e nós podermos trazer as Olimpíadas em 2016", afirmou o ministro.


Ele comentou também a acusação de violência e estupro por três policiais da Força Nacional de Segurança Pública, em Luziânia, município goiano no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o ministro, o caso, que ocorreu na madrugada de sábado (3), já está sendo apurado. Segundo a denúncia, dois jovens foram violentados e torturados pelos policiais.


"É o primeiro caso grave que acontece na Força Nacional e está sendo apurado. Vocês podem ter certeza de que, se essas pessoas tiverem cometido isso que está sendo noticiado, elas terão uma punição exemplar, porque são as primeiras que mancham o prestígio da Força Nacional", disse.

A Força Nacional realiza ações de segurança em municípios da região do Entorno do Distrito Federal. Segundo o Ministério da Justiça, a força, que foi criada em 2004, trabalha em apoio às instituições de segurança estaduais em momentos de crise e sob a coordenação das secretarias de Segurança Pública. Para conseguir o auxílio da Força Nacional, o governo do estado deve fazer a solicitação ao ministro da Justiça.


Continue lendo