A principal referência do taekwondo do Brasil foi apresentada oficialmente pelo Fluminense nesta terça-feira, 1º. A medalhista olímpica Natália Falavigna, que possui no currículo diversos títulos nacionais e internacionais, vestiu a camisa tricolor e fará parte do 'Projeto 10' do clube, que tem como objetivo enviar dez atletas para a Olimpíada de Londres em 2012.
A paranaense, de 26 anos, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo na história do esporte. Querendo aumentar ainda mais esse dado, a atleta já sabe quando irá estrear com a camisa do Fluminense.
"Minha primeira competição como atleta do Fluminense será no dia 15 de fevereiro, no Aberto dos Estados Unidos. Essa competição é importante pois é o meu retorno depois de um ano parada por causa de uma cirurgia no joelho. Estou recuperada e bem animada para voltar a competir em alto nível", contou.
A atleta ainda revelou como surgiu o contato com o clube. "Eu já estava no Rio de Janeiro participando do projeto da prefeitura da cidade em parceria com o COB. No começo do ano membros do Fluminense se reuniram comigo e fizeram uma proposta. Fiquei interessada pois aqui tem uma ótima estrutura, um super time, e ainda um comprometimento com o projeto olímpico. Fico muito contente de fazer parte disso", exaltou Natália, que ainda elogiou a torcida tricolor.
"No dia em que isso se tornou oficial eu fiquei muito contente. Coloquei no meu twitter e meu número de seguidores deu um salto e recebi várias mensagens. A torcida foi muito receptiva. Esse carinho todo é muito legal porque o futebol é o esporte número 1 do nosso país, mas é legal quando o esporte olímpico se agrega a isso. Fico feliz de sentir um pouquinho desse carinho", revelou.
A lutadora, que está treinando em um Centro de Treinamento montado no Parque Aquático Maria Lenk, ainda relacionou o seu esporte com o futebol das Laranjeiras. "O Fluminense hoje também já pode se considerar o time de guerreiro das lutas, já que também tem o Flavio Canto. Eu venho para somar. Meu objetivo aqui dentro é conquistar muitos títulos e trabalhar da melhor maneira possível e, além disso, já plantar uma semente para o futuro".
Em 2011, o objetivo é a classificação para a Olimpíada de Londres. "A competição mais importante neste ano é o passaporte para os Jogos Olímpicos. Não é uma competição que eu ostente um título de campeã mundial, pan-americana, mas é importante porque é ali que o seu nome é inserido dentro do programa olímpico", disse.
*Informações da Assessoria de Imprensa do Fluminense