O Flamengo teve mais facilidade do que o esperado na tarde desta quinta-feira para conseguir o seu objetivo nas finais do Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando em casa, na Arena da Barra, o time carioca precisava ganhar do Universo/BRB/Financeira Brasília para provocar o quinto jogo da série melhor de cinco. Com o apoio da torcida, a equipe rubro-negra venceu por 94 a 74.
A vitória marcou a recuperação do Flamengo no confronto, que agora está empatado por 2 a 2. No último jogo, a equipe carioca foi derrotada em Brasília, em uma partida marcada pela confusão que se seguiu após o triunfo do time da casa. O incidente acabou provocando a interdição do Ginásio Nilson Nelson. Por isso, o duelo decisivo terá que ser disputado em Anápolis (GO).
No jogo desta quinta, o Flamengo teve que superar uma atuação atípica de Marcelinho Machado. Acostumado a ser o cestinha da equipe, o ala sofreu com o excesso de faltas e marcou apenas dois pontos. Assim, sobrou espaço para que o seu irmão brilhasse. Liderando a equipe, o armador Duda foi o maior pontuador da partida, com 20 pontos, além de ter distribuído mais nove assistências.
Se aproveitando da atuação ruim do Brasília a partir do terceiro quarto, o Flamengo foi ampliando a vantagem que tinha desde o início. Antes do intervalo, a equipe do técnico Paulo Chupeta já vencia por oito pontos de diferença. O time do Distrito Federal ainda tentou se manter próximo no placar até o último período, quando o Flamengo deslanchou de vez.
Além de Duda, os alas/pivôs Jefferson e Teichmann e o pivô Wagner também foram bem pelo time vencedor, com 18, 17 e 16 pontos, respectivamente. Pelo Brasília, o melhor foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 18 pontos. O armador Valtinho contribuiu com 14 pontos e o ala Alex converteu mais 12.
Mesmo apagado no jogo, Marcelinho pôde comemorar o resultado. "[O triunfo] provou a qualidade do nosso grupo. Foi a vitória do conjunto", disse o ala. Já pelo lado do Brasília, ficou a lamentação pela queda de rendimento. "Perdemos a partida no segundo tempo. Atacamos mal e defendemos mal. O Flamengo foi melhor e mereceu vencer", resumiu o técnico Lula Ferreira.
O quinto e decisivo jogo da série será neste domingo, às 10 horas, no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis. O Flamengo busca o bicampeonato, depois de vencer a primeira edição do NBB no ano passado. O Brasília, por sua vez, quer a revanche, já que ficou com o vice em 2009 justamente após perder a final para o time carioca.