Outras modalidades

Fittipaldi pilota Lotus de 2010: 'É como viver de novo'

04 ago 2013 às 17:59

Bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974, Emerson Fittipaldi participou do 'Esporte Espetacular', da TV Globo, e comentou a experiência de pilotar a Lotus de 2010, no dia 2 de julho, no circuito de Paul Ricard, na França. O brasileiro não pilotava um modelo da F-1 desde 1980.

"São sete marchas, na minha época não tinha, eram cinco. Hoje ele chega ao fim dessa reta em sétima e faz a curva em segunda. Acho que tem uma diferença: o piloto da minha época tinha que sentir o carro e dar muita informação para a equipe, e obviamente não tinha ajuda do volante, que é muito mais leve", explicou.


Reprodução


Além das marchas, que eram trocadas na alavanca, na época de Fittipaldi, os motores tinham cerca de 480 cavalos, 300 a menos que os atuais modelos da categoria e o volante tinha apenas um botão – rádio – enquanto os atuais possuem mais de vinte.


O brasileiro ainda comentou sobre os pilotos atuais da Fórmula 1 e avaliou que Alonso e Vettel seria os melhores também em décadas passadas.

"Eram qualidades diferentes dos que pilotam hoje em dia. Não era pior ou melhor. Se pegar o Fernando Alonso, o Vettel e puser numa máquina do tempo para a minha época, eles iam dar trabalho, não ia ser fácil. Os melhores do mundo, hoje em dia ou em qualquer época, andariam muito rápido. Se eu tivesse uma máquina do tempo pra comprar o melhores pilotos da Fórmula 1", finalizou.


Continue lendo