Após muita polêmica sobre como seriam as atitudes dos pilotos nos treinos de classificação na Fórmula 1, a revista inglesa Autosport revelou que, após reunião nesta semana, ficou definido que os treinos de classificação terão novo formato, com os 10 pilotos do Q3 recebendo um novo conjunto de pneus para a disputa.
A preocupação da FIA, era de que os pilotos não fossem à pista para disputa da última parte dos treinos, a fim de economizarem os pneus, visto que serão obrigados a largar com os pneus com os quais fizeram o melhor tempo durante o Q2.
Agora, com o novo formato, os pilotos não terão de gastar os pneus do Q2 numa terceira parte do treino, já que receberão um novo conjunto. Além disso, segundo a Autosport, o Q1 será reduzido de 20 para 18 minutos, para possibilitar o aumento do Q3 de 10 para 12 minutos, assim, proporcionando duas tentativas de voltas lançadas para cada piloto.
A mudança ainda terá de ser colocada em votação no Conselho Mundial da FIA antes do GP da Austrália, mas já teria sido bem aceita pelos pilotos, que terão melhores oportunidades para brigar pela pole, sem se preocupar com os pneus.