Após 34 anos, o Brasil terá apenas um piloto no início de uma temporada da Fórmula 1. Felipe Massa, da Ferrari, será o único brasileiro no grid de largada da principal categoria do automobilismo mundial.
Em 1978, na Argentina, Emerson Fittipaldi iniciava o campeonato como o único brasileiro. A temporada daquele ano foi vencida pelo norte-americano Mario Andretti.
Após a saída de Bruno Senna em 2012 e a falta de acordo entre Luiz Razia com a Marussia, culminando na precoce demissão do piloto antes do início da temporada, Felipe Massa terá a responsabilidade de ser o único representante do país, que teve oito títulos mundiais na Fórmula 1.
Tentando manter a sequência de bons resultados obtidos na segunda metade da temporada passada, quando conquistou 89 dos 122 pontos apenas nas últimas oito etapas do mundial, o paulista tentará conquistar o seu primeiro título mundial. Em 2008, Massa perdeu o campeonato na última curva do GP Brasil, quando o inglês Lewis Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock, conquistando assim o 5º lugar e atingindo a pontuação necessária para conquista o título.
Em 2009, o brasileiro da Ferrari sofreu um acidente nos treinos classificatórios para o GP da Hungria. Após uma mola de aço atingir o seu capacete, Massa perdeu a consciência e se chocou contra a barreira de pneus, ficando nove dias internado em Budapest. O brasileiro só voltou a correr na Fórmula 1 em 2010.