Outras modalidades

FEL realiza licitação para troca de piso do Moringão

11 jan 2018 às 08:53

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, se reuniu com o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, na quarta-feira (10), para debater os ajustes finais necessários à abertura do processo licitatório para a troca do piso da quadra do Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, o Moringão. A fundação deve investir cerca de R$ 450 mil advindos de recursos próprios. Esse dinheiro será utilizado para a troca do piso de madeira Pau-Marfim e do sistema flutuante composto por barrotilhas, compensado naval, amortecedor e madeira maciça de 18 milímetros de espessura.

Além disso, a empresa ganhadora do processo licitatório também ficará responsável pela colocação completa do piso, lixação, verniz e pintura. Ao todo, serão instalados 1.161 metros quadrados de pisos novos. Ele é mais macio do que o convencional, adaptado a jogos oficiais e aprovado pelas ligas nacionais e eventos de porte nacional. Nele podem ser praticados todos os estilos esportivos de quadra como, por exemplo, vôlei, handebol e futsal.


Até o momento, a fundação tem cinco orçamentos diferentes para o processo de contratação. Durante a reunião de hoje, os técnicos decidirão a modalidade de licitação emergencial. A expectativa é que o trâmite seja aberto o mais breve possível, dentro dos prazos legais.


De acordo com Madureira, a obra deve levar cerca de 45 dias para ser finalizada, após a contratação. "A troca do piso será possível graças ao aumento de repasse dos recursos financeiros destinados ao esporte pelo prefeito Marcelo Belinati. Essa obra é necessária, porque no final de dezembro choveu muito e alagou a quadra, estragando todo o piso. Enquanto não houver a troca, não podemos receber jogos e eventos oficiais", explicou.


Estragos - A quadra do ginásio foi danificada devido às fortes chuvas do dia 20 de dezembro do ano passado. Naquele dia, a água adentrou as portas do local alagando a quadra de esportes. O sistema de drenagem, apesar de ser rápido, conseguiu absorver apenas parte do grande volume da água que entrou em poucos minutos. Todos os funcionários da fundação tentaram escoar o líquido com a ajuda de rodos e panos. Mas como a quadra é flutuante, com 20 a 30 cm de profundidade, embaixo dela acumulou-se água que, com o passar do tempo, evaporou e fez com que o piso inchasse. Isso fez com que a quadra ficasse com bolhas elevadas no piso, impossibilitando a realização dos jogos.


Segundo o diretor técnico da FEL, Claudemir Fattori, a última troca do piso do ginásio aconteceu em 2010, mas na gestão anterior já havia sido constatado um problema de escoamento de água, quando, em 2014, a água da chuva chegou a adentrar os corredores do ginásio.


Outras ações - Além da troca do piso da quadra esportiva, os técnicos da fundação se reuniram com os servidores e secretários das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA, Ambiente (SEMA) e Obras e Pavimentação (SMOP) para ajustarem um plano de serviço para melhorias no escoamento da água externo ao Moringão.

Ficou definido que as árvores condenadas pela SEMA serão cortadas, e no lugar serão plantadas novas mudas com a ajuda da SMAA. Os profissionais da SMOP farão um estudo técnico para a ampliação e ajustes na rede pluvial das ruas do entorno do Moringão. A FEL também pretende trocar as gretas de escoamento de água e ampliar o estacionamento do ginásio. Essas ações devem iniciar assim que cessarem as chuvas.


Continue lendo