Considerado o maior lutador de todos os tempos, Fedor Emelianenko nunca lutou pelo UFC em sua carreira, feito que ainda deixa muitos fãs decepcionados. O russo sempre foi um sonho de consumo do presidente do Ultimate Dana White, mas nunca chegou a um acordo. De acordo com o peso pesado, a organização foi a maior culpada para isso.
Em entrevista ao canal americano "AXS TV", o "Último Imperador" afirmou que a franquia comandada por Dana White na verdade não tinha tanta essa vontade de tê-lo no evento e não lhe ofereceu o que merecia.
- Na verdade quando o UFC queria me contratar, não conseguimos fechar um acordo. Acho que eles não me queriam lá, porque não me ofereceram boas condições de trabalho. Não dava para aceitar - afirmou o russo, em trecho transcrito pelo site "MMA Weekly".
Apesar de nunca ter atuado pelo UFC, Fedor fez história em outro grande evento: o Pride. Em 15 combates pelo evento japonês, o russo venceu 14 e teve um empate. De acordo com o lutador, o show era o maior de todos e não tinha concorrência.
- Na época que estava no Pride, ele era o maior evento de MMA do mundo e tinha os melhores lutadores. O UFC não era como é hoje e tinha muita dificuldade de conseguir bons atletas, pois estavam passando por uma crise - completou.