O suíço Roger Federer segue com campanha impecável no US Open. Na noite desta segunda-feira, o vice-líder do ranking superou o austríaco Jurgen Melzer por 3 a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7/4) e 6/3, e garantiu vaga nas quartas de final sem ainda ter cedido nenhum set na competição.
Seu próximo adversário, entretanto, pode trazer maiores problemas. Será o sueco Robin Soderling, que passou pelo espanhol Albert Montanes por 3 a 1, de virada. O suíço perdeu apenas uma das 13 partidas que disputou contra o quinto colocado do ranking. Mas foi justamente a última, neste ano, em Roland Garros. Federer, por sua vez, foi o responsável pela eliminação de Soderling no último US Open, após triunfo por 3 a 1.
Para vencer Melzer nesta segunda, Federer foi muito consistente no fundo de quadra. Terminou o confronto, por exemplo, com apenas 27 erros, contra 31 do austríaco, e 41 winners - quase o dobro do adversário, que fez apenas 23. Também salvou dez break points de doze cedidos e converteu quatro de oito oportunidades.
Pentacampeão do US Open, Federer fez uma partida equilibrada e teve maiores dificuldades apenas no segundo set, quando deixou que Melzer levasse o jogo para o tie-break. A partir daí, assumiu o controle e fechou sem novamente ceder nenhum set.