O suíço Roger Federer venceu o britânico Andy Murray por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/1, nesta terça-feira, e assumiu a liderança do Grupo A do ATP Finals, torneio que antes era chamado de Masters Cup e reúne os melhores tenistas da temporada em Londres.
Com o resultado, Federer ficou mais próximo de garantir um lugar na semifinal da competição, pois agora tem duas vitórias em dois jogos, com quatro sets vencidos e dois perdidos, enquanto Murray ficou empatado com o argentino Juan Martín del Potro na segunda colocação da chave, com um triunfo cada um.
A vitória de Federer garantiu a ele terminar o ano como líder do ranking mundial, já que o suíço somou pontos que não permitem que o espanhol Rafael Nadal, derrotado na estreia do ATP Finals, o alcance no topo. Será a quinta vez que Federer fechará uma temporada na ponta da listagem da ATP.
Outro motivo para Federer comemorar foi o fato de ele ter dado o troco em Murray, que eliminou o suíço da competição que reúne os melhores tenistas do ano no final de 2008, em Xangai, na China. Com o resultado desta terça-feira, o líder do ranking mundial também diminuiu para 6 a 4 a vantagem do britânico no retrospecto do confronto entre os dois.
Horas antes de o suíço bater Murray, Del Potro superou o Fernando Verdasco por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6. A derrota deixou o espanhol na lanterna do grupo, com duas derrotas em dois confrontos, mas ainda com chances matemáticas de se classificar.
Agora, nos jogos que definirão os dois primeiros semifinalistas do ATP Finals, Del Potro irá enfrentar Federer, enquanto Murray encara Verdasco.
A segunda rodada do Grupo B do torneio será realizada nesta quarta-feira. Vencedores na estreia, o sérvio Novak Djokovic e o sueco Robin Soderling fazem o primeiro confronto do dia, às 12h15 (horário de Brasília). Horas mais tarde, às 18h15, o espanhol Rafael Nadal e o russo Nicolay Davydenko, derrotados em seus primeiros duelos, fecham a segunda rodada.