Após receber críticas públicas de Juan Martín del Potro, a Associação Argentina de Tênis (ATT) pediu desculpas ao tenista nesta quarta-feira e propôs uma "nova etapa" no relacionamento entre as duas partes. Mas não deixou de rebater os comentários negativos divulgados pelo Top 10 na semana passada.
Del Potro havia reclamado da postura da entidade ao anunciar que não defenderia a equipe argentina na primeira rodada da Copa Davis de 2014. Ele se mostrou incomodado por ser convocado "por e-mail ou mensagens", reclamou por não ser consultado para a escolha de sedes e superfícies dos duelos e por não ser incluído na eleição do capitão da equipe. Por fim, disse que a entidade o pressionava através da imprensa. "Isso me parece um discurso hipócrita", atacou. Em carta, a Associação lamentou o atrito com o tenista e pediu desculpas. "Lamentamos que tenhamos chegado a esta situação, mas confiamos que se trata de uma opinião equivocada sobre esta entidade. Diante desta realidade, pedimos desculpas por qualquer erro cometido", registrou a entidade.
A Associação negou que pressione faça pressão sobre os tenistas antes das convocações. "A ATT não pressiona e nem pressionará nenhum jogador através dos meios de comunicação. Toda manifestação de desejo de que um jogador integre a equipe da Davis não é mais que isso, um sincero desejo de poder contar com uma equipe competitiva", disse a entidade, que atribui suas manifestações antecipadas sobre a convocação para favorecer as decisões sobre os futuros confrontos. "A ATT sempre aponta o diálogo por todas as vias possíveis: encontros cara a cara, chamadas telefônicas, e-mails, mensagens. E continuaremos fazendo assim", rebateu a entidade. "E sempre escutamos as propostas dos jogadores para tomar as decisões [sobre superfície da quadra]".
Em uma tentativa de restabelecer o contato com Del Potro, a Associação fez diversos elogios ao jogador e deixou as portas abertas para novas convocações do tenista. "Informamos que sempre defenderemos que Del Potro é um grande representante do tênis nacional, e que será uma honra contar com ele em qualquer equipe da Davis. Sempre estaremos com as portas abertas para recebê-lo e que lamentamos sua ausência na primeira rodada da Davis [de 2014]".