Com dois raros gols de cabeça, o Orlândia buscou um empate por 2 a 2 com o Concórdia, realizado em São Sebastião do Paraíso (MG), na tarde deste domingo, e conquistou o bicampeonato da Liga Futsal. O time do interior paulista esteve atrás do marcador duas vezes, mas Vinícius e Falcão, ambos de cabeça, garantiram o empate e o título, já que a equipe havia vencido o jogo de ida por 2 a 1.
Mesmo precisando somente de um empate para ficar com o título, o Orlândia começou mais ofensivo. O técnico Cidão colocou Gadeia, Ciço, Falcão e Vinícius no primeiro quarteto, e o time criou boas chances já nos primeiros minutos. Do outro lado, o Concórdia iniciou fazendo o que o técnico Serginho havia pedido ao longo da semana, mantendo o mesmo padrão de jogo apresentado ao longo de toda a Liga, com forte marcação e saída rápida para o ataque.
Passada a pressão inicial do Orlândia, a partida se equilibrou. Joãozinho e Paludo entraram bem no Concórdia, tabelando bastante e abrindo espaços. E foi Paludo quem, aos 8min, roubou a bola no meio da quadra e rolou na esquerda para Biel chegar chutando e abrir o marcador para o time visitante.
A partir daí o time de Orlândia voltou a pressionar. Como costuma fazer em jogos decisivos, Falcão chamou a responsabilidade para si, buscando fazer tabelas com Vinícius e arriscando chutes de média distância. O ala, porém, parou nas mãos do goleiro Gian que, mesmo sentindo dores no peito, demonstrou sua tradicional ousadia nas defesas. Mas a pressão dos donos da casa foi tanta que, aos 19min, Falcão cobrou escanteio pela direita e Vinícius, em raro gol de cabeça, empatou a partida.
Na etapa final, o Concórdia voltou à frente do marcador logo aos 2 minutos de bola rolando, quando Dé apenas escorou passe vindo da ala esquerda. O gol deixou o jogo franco e incendiou a decisão. As duas equipes passaram a buscar bastante o ataque em jogadas de velocidade pelas alas, deixando a partida totalmente em aberto. Coube, então, ao mais diferenciado dos jogadores de futsal decidir o título. Aos 16min26s, o ala recebeu lançamento da defesa e, também de cabeça, não deu chances ao goleiro Gian, empatando a partida e garantindo o bicampeonato do Orlândia, campeão também em 2012.
Após o jogo, o craque Falcão, que pode ter feito seu último jogo pelo Orlândia, demonstrou emoção ao comentar o título. "Em certos momentos não fizemos uma boa Liga, mas crescemos no mata-mata. Hoje foi mais uma história difícil, mas isso valoriza nosso título", afirmou o ala, que venceu a competição pela oitava vez. "Cada título tem sua história, e a de hoje foi desenhada assim." Do outro lado, o goleiro Gian enalteceu o desempenho do Concórdia. "Nossa equipe lutou até o final e não teve medo de jogar aqui, mas eles conseguiram vencer no jogo de ida e estão de parabéns."