Campeã mundial no ano passado, a brasileira Fabiana Beltrame está muito perto de garantir a ida à sua terceira Olimpíada. No domingo, ela e Luana Bartholo, ambas atletas do Flamengo, alcançaram a vaga olímpica para o Brasil ao terminarem em segundo lugar no double Skiff peso leve no Pré-Olímpico Latino-Americano, realizado na cidade de Tigre, na Argentina. A vaga, porém, é do país, e cabe à Confederação Brasileira de Remo indicar os representantes em Londres.
"O primeiro passo foi dado, agora é treinar ainda mais para alçar voos maiores. Queria agradecer especialmente minha família que veio até aqui (Tigre) torcer por nós e aos técnicos José Oyarzabal e Rodrigo Rodrigues, que foram fundamentais nessa conquista", comemorou Beltrame.
Beltrame é a atual campeã mundial no single skiff peso leve, mas esta prova não é olímpica. Em Atenas, em 2004, e em Pequim, 2008, ela representou o Brasil no single skiff, alcançando o 14.º e o 21.º lugar, respectivamente. A atleta do Flamengo, porém, perdeu a seletiva brasileira e, por isso, ficou de fora do Pré-Olímpico no single skiff leve, tendo que se contentar com a prova em dupla.
O Brasil, porém, não ficará sem representantes no single skiff. Isso porque a vascaína Kissya Cataldo ficou em quinto na final do pré-olímpico e isso foi suficiente para que ela conquistasse a última vaga disponível em Tigre nesta prova.
Outra vaga olímpica para o Brasil veio no single skiff masculino. Anderson Nocetti, que já havia garantido a vaga ao chegar à final A, ficou com a quinta colocação na decisão. O veterano de 38 anos vai para a sua quarta olimpíada.