Outras modalidades

Ex-tenista cria suspeitas de doping e revolta espanhóis

20 nov 2011 às 20:46

Nos bastidores do ATP Finals, que começou neste domingo (20), em Londres, a polêmica estava instalada depois da entrevista concedida pelo francês Yannick Noah ao jornal francês Le Monde. Na publicação, o ex-tenista afirmou que os êxitos espanhóis no tênis não seriam apenas devido ao talento dos atletas. "Deixemos de hipocrisia. Claro que temos de respeitar a presunção de inocência, mas não podemos ser ingênuos. A melhor atitude seria aceitar o doping. Assim todo muito teria a poção mágica", declarou, fazendo uma alusão ao líquido que o personagem de histórias em quadrinho Asterix bebe para ficar forte.

O caso gerou uma forte reação na Espanha. "Um ladrão acredita que todos são de sua condição. Me choca que uma pessoa de honra duvidosa se atreva a falar mal dos esportistas espanhóis", disse Tony Nadal, técnico e tio de Rafael Nadal. "Não o entendo de nenhuma maneira", declarou o treinador. "O que ele falou é só inveja, pura irreflexão. Pode-se ter inveja, mas se está você pensando mal, pelo menos que fique calado. É muito incorreto de sua parte falar desse tema, quando a mim fizeram muitas vezes comentários sobre ele", concluiu.

Se a repercussão na Espanha foi ruim, na França também não foi boa. O ministro dos Esportes da França, David Douillet, considerou as declarações de Noah "graves e irresponsáveis". O tenista Jo-Wilfried Tsonga também reprovou. "Gostaria que aparecessem provas. No momento isto é completamente falso porque não há nenhuma prova", concluiu. O atleta garantiu que, se tudo o que Noah disse for confirmado, se recusaria a enfrentar um tenista espanhol novamente.


Continue lendo