Outras modalidades

EUA reagem e impõem 1ª derrota do Brasil na Liga

12 jun 2011 às 12:44

Sem repetir a atuação de sábado, a seleção brasileira masculina de vôlei sofreu sua primeira derrota na Liga Mundial neste domingo (12). Jogando novamente no Mineirinho, em Belo Horizonte, a equipe de Bernardinho não conseguiu parar os Estados Unidos e foi derrotada por 3 sets a 1, com placar de 25/21, 25/22, 16/25 e 26/24.

Com o resultado, o Brasil perdeu a invencibilidade na competição após cinco vitórias consecutivas. Mesmo assim segue na liderança do Grupo A, com 15 pontos. Os Estados Unidos, que devolveram a derrota do sábado pelo mesmo placar, seguem em segundo lugar, agora com 12. A Polônia soma nove, após vencer Porto Rico por 3 a 0 no sábado. Os porto-riquenhos continuam sem pontuar.


Apoiado por um Mineirinho lotado, o Brasil não apresentou o mesmo desempenho do sábado e ainda viu o rival reduzir os erros em relação à partida anterior. O oposto Clayton Stanley, um dos principais jogadores da equipe, se reabilitou após uma atuação apagada e comandou o time americano, ao lado do ponteiro Anderson, maior pontuador do jogo, com 21 acertos.


Melhor em quadra, os Estados Unidos venceram os dois primeiros sets sem encontrar maiores obstáculos pela frente. O Brasil chegou a esboçar uma reação no final da primeira parcial, mas não evitou o revés no início. O roteiro se repetiu no segundo set, com nova vitória americana.


A situação só mudou na terceira parcial. Com boas atuações de Wallace, Marlon e Murilo (responsável por 20 pontos em todo o jogo), a seleção cresceu em quadra e aproveitou os erros do adversário para abrir boa vantagem. Diante de um rival desconcentrado, o time anfitrião fechou o set em 25/16.


Embalado, o Brasil se manteve melhor no início do quarto set e parecia estar no caminho para chegar ao empate. Fez 10/07 no placar, mas cedeu a virada em 18/15. Apesar do susto, os brasileiros passaram à frente no marcador e chegaram a ter um set point. No entanto, não aproveitaram a chance e viram a equipe americana fechar em 26/24.

A seleção voltará à quadra no próximo final de semana para mais duas partidas em casa. A equipe de Bernardinho enfrentará Porto Rico no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no sábado e no domingo, às 10 horas. Os Estados Unidos vão jogar diante de sua torcida pela primeira vez nesta Liga Mundial, contra a Polônia, na sexta e no sábado.


Continue lendo