A estudante Fabiana Nayara da Silva Santiago, de 16 anos, vai a compor a delegação brasileira na 17° da Gymnasiade, maior competição esportiva escolar do mundo, que acontece entre 2 e 9 de maio, em Marrakesh, no Marrocos. Aluna do Colégio Estadual São João, em Cascavel, ela participará do torneio organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar e que reúne estudantes de vários países, em diferentes modalidades esportivas.
Fabiana, que começou a praticar o esporte há cinco anos no turno complementar, vai compor a equipe de taekwondo brasileira. Ela garantiu a vaga ao vencer o Campeonato Brasileiro Escolar, em São Paulo, em março. A competição contou com a participação alunos atletas com idade entre 15 e 18 anos. Em fevereiro, no Rio de Janeiro, ela também conquistou o 4º lugar no Grand Slam 2018, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo.
"Foram experiências que contribuíram para eu crescer e me aprimorar. A expectativa para o mundial é a melhor possível porque estou preparada para dar o melhor e representar bem o meu estado e, quem sabe, voltar com uma medalha", disse.
Leia mais:
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Para passar na seletiva da seleção brasileira, que contou com a participação de mais de 2 mil atletas escolares, Fabiana tem uma rotina de seis horas de treinamento por semana, mas sem atrapalhar os estudos. "O esporte me ajudou a ser mais organizada com meus horários e hábitos", destaca a aluna.
O taekwondo entrou na vida da estudante pela motivação dos professores e pais. "No começo foi apena uma brincadeira, mas sempre tive o incentivo dos professores e da minha família, e agora se tornou algo sério", contou.
A Secretaria de Estado da Educação possui programa de atividades de ampliação de jornada no turno complementar com diferentes modalidades esportivas. Uma delas proporciona aulas especializadas de treinamento esportivo a 23,5 mil alunos matriculados em cerca de 900 escolas estaduais.
"A prática esportiva no contratuno escolar vale muito a pena porque proporciona a interação entre os alunos nos treinos, ensina valores e permite que a gente conheça novas modalidades esportivas", disse Fabiana.
O programa oferece atividades nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica desportiva, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa, voleibol de praia, voleibol e xadrez.