Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Entenda

Esportes alternativos: saiba a diferença entre airsoft e paintball

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 dez 2021 às 17:02

Compartilhar notícia

- iStock
Publicidade
Publicidade

Duas modalidades, apesar de semelhantes, têm particularidades distintas


O airsoft e o paintball são muito conhecidos e praticados no Brasil, porém, ainda existe a dúvida sobre a diferença entre ambos. E, apesar de serem muito parecidos, cada um tem a sua particularidade que os difere um do outro. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O airsoft é somente permitido para pessoas acima de 18 anos e é baseado em simulações de combate militar, em que os participantes são divididos em times e o objetivo é eliminar o adversário, conquistar o território de batalha e fazer reféns. 

Leia mais:

Imagem de destaque
No Estádio Erich Georg

Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos

Imagem de destaque
Entenda a modalidade

Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA

Imagem de destaque
Completaram em 44 minutos

Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre

Imagem de destaque
Serão 100 crianças beneficiadas

Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina


Já o paintball é livre para todas as idades, desde adultos a crianças, tornando-o uma brincadeira, mesmo que existam modalidades avançadas da prática que viraram campeonatos. O objetivo é eliminar os adversários e capturar as bandeiras que são colocadas no local, porém muitas vezes não se baseiam em estratégias como o airsoft.

Publicidade


Em relação às armas e munições, no paintball, as bolas que são atiradas têm tinta dentro, assim como o nome do esporte já diz – paint, que a tradução para o português é tinta, e ball, que é bola. 


Nas armas, existe um cilindro de gás, no qual funciona o disparo das bolinhas coloridas para atingir os adversários. No caso do airsoft, para adquirir o  armamento requer um maior cuidado, pois apesar de não precisar ter licença e porte para usá-las, as lojas devem ter seus comércios registrados de acordo com a lei de comércio de armas de pressão, e que peça sempre os documentos do comprador, como RG, CPF e comprovante de residência e arquive os mesmos. Inclusive para transportá-las é necessário ter sempre a nota fiscal e uma pintura vermelha ou laranja na ponta da arma, além de estarem desmontadas dentro de uma caixa. O funcionamento da arma de airsoft pode ser por três opções: elétrica, a gás e manual, que funciona a partir de uma mola. Um dos itens mais escolhidos e utilizados pelos esportistas ao praticar airsoft é a carabina de pressão. As diferenças entre as armas do airsoft e do paintball também estão no alcance dos tiros e no som emitido. 


Outra diferença entre os dois esportes é o local da batalha. No caso do airsoft, normalmente, é praticado em florestas, campos abertos ou galpões. Já o paintball é praticado em áreas planas e com obstáculos, como o uso de tonéis, barris e carretilhas. 


Porém é importante ressaltar que utilizar equipamentos e uniformes de segurança pode evitar qualquer tipo de lesão no corpo. Mas, para quem é adepto ao esporte, o que realmente importa é se divertir. 

Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade