O Brasil iniciou a esgrima nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 na segunda-feira (30) com duas medalhas de bronze. Com Alexandre Camargo, na categoria espada individual, e Mariana Pistoia, no florete individual.
Camargo ficou com a medalha depois de uma derrota apertada, por 15 a 14, em uma das semifinais, para o chileno Alejandro Nuñes. Na esgrima, não existe disputa do terceiro lugar. Quem chega à semifinal garante, no mínimo, o bronze.
“Obviamente não saí 100% satisfeito. Achei que tive uma oportunidade boa, estava jogando bem, mas confundi algumas situações e acabei perdendo. Acontece. Tive vários erros, mas faz parte. Foi uma competição bastante dura, desde a fase de grupos, as eliminatórias também, com atletas fortes, e na semi contra um cara que está vindo muito bem. Mas fico feliz, porque faz muito tempo que o Brasil não tem uma medalha individual no Pan e isso foi muito importante”, detalhou Camargo.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Pistoia foi derrotada pela canadense Grace Harvey, no entanto, destacou a importância de ter conquistado a primeira medalha no Pan. “Saí bem chateada com o resultado da minha semi, não era o que eu gostaria. Sei que enfrentei uma atleta muito forte, uma das mais fortes da competição, mas isso de qualquer forma não muda nada, pois sempre acreditamos em entregar o melhor. Sei que teve muito mérito dela em anular tudo o que eu fazia. O jogo dela desgasta muito fisicamente, mas apesar de tudo fui constante e consegui chegar na minha primeira medalha de Jogos Pan-americanos. Agora, é treinar mais para obter resultados melhores", contou.
Os duelos continuam até o dia 4, no Centro de Desportes Paralímpicos, no Estádio Nacional. Nesta terça-feira (31), o Brasil volta às disputas no florete masculino, com Guilherme Toldo e Henrique Marques, e no sabre feminino, com Karina Trois e Pietra Chierighini.