O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vai pagar R$ 50 mil para os vencedores do processo seletivo que vai escolher os mascotes das duas competições. O edital foi aberto nesta semana, mas a previsão é que o personagem símbolo dos Jogos seja apresentado ao público apenas no segundo semestre de 2014, depois da Copa do Mundo.
"A ideia de abrir um processo seletivo é exatamente para valorizar o mercado brasileiro de animação, cinema e design e estimular a criatividade para o desenvolvimento das melhores ideias. O tema para a criação é livre. Será selecionada a melhor proposta criativa, que atenda ao público alvo, que é o infanto-juvenil", explica a diretora de marca do Comitê, Beth Lula.
Pelas regras do processo seletivo, que contará com a consultoria da Anima Mundi, só poderão participar profissionais e empresas brasileiras. "O Comitê espera movimentar o mercado nacional por acreditar na capacidade de criação e desenvolvimento de personagens. Profissionais liberais também poderão participar, desde que associados a alguma empresa", diz nota publicada no site dos Jogos do Rio.
Na primeira fase, são avaliadas as habilitação jurídica e técnica das empresas. Serão selecionadas até 30 candidatas para a segunda fase, quando acontecerá a reunião de briefing para o desenvolvimento das propostas. Para a terceira fase serão selecionadas até dez propostas, que deverão passar por ajustes e aprofundamentos de acordo com os interesses do Comitê.
Os mascotes depois serão submetido a pesquisas que mostrarão se existe sintonia e alinhamento com o briefing. A previsão é que entre junho e outubro de 2013 já estejam escolhidos os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio.