As equipes da Fórmula 1 aprovaram nesta quinta-feira a criação de uma carteira de pontos que registrarão as punições sofridas pelos pilotos ao longo de uma temporada. Pelo projeto inicial, o piloto que acumular 12 pontos será suspenso por uma corrida. As pontuações não serão transferidas de uma ano para o outro.
A nova regra só deverá entrar em vigor na próxima temporada. Para tanto, ainda precisará ser aprovada pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em junho. Por enquanto, a proposta só foi aprovada pelas equipes. Mas sem unanimidade.
Sete das 11 equipes atuais da Fórmula 1 aceitaram a carteira de pontos em reunião realizada nesta quinta, no circuito da Catalunha, em Barcelona, que receberá o GP da Espanha neste fim de semana. Segundo o site da Autosport, Red Bull, Toro Rosso, Williams e Lotus foram os times que discordaram da proposta.
Entre os pilotos, a maioria já se manifestou a favor da carteira. As regras detalhadas só serão anunciadas após a homologação do Conselho Mundial da FIA. A entidade deverá especificar as punições e quantos pontos serão imputados aos pilotos em cada tipo de incidente durante as provas.