A KV anunciou nesta segunda-feira que Tony Kanaan vai correr pela equipe na temporada 2011 da Fórmula Indy. O brasileiro, que deixou a Andretti após oito temporadas, estava com seu futuro indefinido e será companheiro do japonês Takuma Sato e do venezuelano Ernesto José Vizo na equipe dirigida pelo ex-piloto da categoria Jimmy Vasser.
"Estou muito satisfeito em anunciar que Tony Kanaan fará parte da nossa equipe", disse Kevin Kalkhoven, coproprietário da KV. "Tony somará dentro e fora da pista. Sua combinação com Takuma Sato e EJ Viso, nos dará a oportunidade de ser consistentemente competitivos", completou.
Campeão da Fórmula Indy em 2004, Kanaan corria risco de ficar fora da temporada 2011 depois do cancelamento de acordo para correr pela De Ferran Dragon Racing, dirigida pelo brasileiro Gil de Ferran. Agora, porém, irá participar da sua 14ª temporada e competirá com o número 82 no seu carro.
"Jimmy [Vasser] e eu começamos a conversar sobre unir forças no final da temporada passada, mas o timing não era o ideal e acabei assinando com Gil [de Ferran]. Quando eu me tornei um agente livre em meados de fevereiro, chamar Vasser parecia uma coisa natural a fazer com a KV sendo uma das melhores equipes ainda à procura de um piloto. Jimmy e eu temos um longo caminho, fomos rivais durante a CART, mas mais que isso, sempre fomos bons amigos, o que ajudou muito com as nossas negociações", afirmou.
O número 82, que será usado por Kanaan, foi utilizado por Jim Clark na sua vitória nas 500 Milhas de Indianápolis de 1965 pela Lotus, que é parceira da KV. Lembrando o longo período que enfrentou de indefinição sobre o seu futuro, o piloto brasileiro evitou lamentar os problemas e o fato de ter ficado fora dos testes de pré-temporada da Fórmula Indy. O campeonato começa no próximo domingo, com a realização da etapa de São Petersburgo, nos Estados Unidos, em um circuito de rua.
"Estou muito feliz que chegamos a um acordo e do fundo do meu coração, eu gostaria de agradecer a KV Racing Technology - Lotus pela oportunidade que me deram e, especialmente, por ter-me sob as circunstâncias que eu me encontro. KVRT - Lotus é uma das equipes mais bem sucedidas que aderiram a IndyCar [Fórmula Indy] da Champ Car e eu não posso esperar para sentar-me no carro na lendária Lotus número 82 e começar a trabalhar com a equipe", disse Kanaan.
"Eu passei os últimos seis meses à procura de patrocínio e não pensando em competir. Por isso perdi todos os testes de pré-temporada, mas eu realmente não posso reclamar. Com um grupo de caras como Vasser e sua equipe me apoiando, mais a ajuda dos meus novos companheiros de equipe, Takuma Sato e EJ Viso, a única coisa que posso dizer é que estou pronto para fazer o que eu faço melhor, dirigir um carro e tentar dar para KVRT - Lotus IndyCar sua primeira vitória", completou.