Dallas Cowboys e Detroit Lions jogaram em Dallas e fizeram, de longe, o melhor e mais emocionante jogo da primeira rodada dos playoffs da NFL. Jogando em casa, o Dallas viu o adversário abrir 14 a 0 nos primeiros minutos, mas teve força para conseguir passar à frente do placar quando restavam pouco mais de dois minutos para o fim da partida e vencer o jogo por 24 a 20.
A vitória sensacional levou o Dallas Cowboys a uma das finais de divisão, no próximo domingo, diante do Green Bay Packers, fora de casa. A outra final de divisão será entre Seattle Seahawks e Carolina Panthers, no próximo sábado, em Seattle. Os dois vencedores destes duelos farão a final da NFC.
O quarterback do Dallas, Tony Romo acertou dois passes para touchdown, não sofreu interceptação e acertou 19 passes em 31 tentativas, fechando em 293 jardas. Já Matthew Stafford, quarterback do Detroit Lions acertou 28 passes em 42 tentativas, fechando com 323 jardas, um TD e uma interceptação.
Porém, o grande destaque foi o recebedor dos Cowboys Terrance Williams. Ele recebeu apenas três passes. Mas em dois deles marcou touchdowns. O primeiro numa corrida incrível de 76 jardas recolocando o time no jogo. E o outro o que garantiu a vitória quando o time perdia por 20 a 17 já na reta final da partida.
O encontro deste domingo um jogo de ataque contra defesa. De um lado o Dallas que tem o quarterback mais eficiente (Romo, cotação, ou rating, de 113) e o melhor corredor da NFL. Do outro um Detroit que ostenta a melhor defesa contra jogo corrido.
E o primeiro ataque mostrou que o Detroit não estava para brincadeira. Na primeira posse, Dallas avançou três jardas e teve de devolver a bola. Na segunda posse, só avançou 20 jardas em seis jogadas porque em uma delas Romo achou Beasley que correu 17. E lá foi o Dallas devolver a bola de novo.
Se a defesa do Detroit começou com tudo, o ataque não deixou por menos. A primeira posse terminou num touchdown de 51 jardas do recebedor Golden Tate. Na segunda, o time saiu da linha de uma jarda da sua defesa, quando iria devolver a bola dentro de seu gol ganhou de presente uma falta e chegou ao touchdown numa corrida de Reggie Bush.
Com 14 a 0 no placar antes da metade do primeiro tempo, o Detroit jogou muita pressão no Dallas. Passou a jogar buscando corridas para que o tempo passasse. Um ataque demorou sete minutos (o que gerou o seu segundo TD); o outro mais de quatro minutos. Só nestes dois ataques gastou quase 12 minutos.
Só no fim do primeiro tempo o Dallas mostrou a sua explosão ofensiva quando Terrance Williams encaixou um passe de Tony Romo e fez uma corrida excepcional de 76 jardas. Mas ainda deu tempo para o Lions chegar na distância de um field goal bem aproveitado por Matt Prayter, fechando o placar em 17 a 7.
Após o intervalo, o que poderia ser o inicio de uma reação para o Dallas revelou-se mais um exemplo de como o time estava irregular e sem conseguir avançar diante da defesa do time visitante. O quarterback Matthew Stafford teve um passe interceptado na própria red zone logo no primeiro ataque. Com a bola quase na cara do gol o Dallas não apenas não avançou como foi empurrado para trás com Toni Romo sendo sacado e vendo o seu kicker ter de chutar para 40 jardas e...perder.
O Detroit seguiu queimando o máximo de tempo. Ampliou num field goal em uma campanha de quase cinco minutos. Só que o Dallas Cowboys voltou a contar com um lance sensacional para entrar no jogo. Dez Bryant, um dos wide receivers de destaque do time e que estava apagado, fez uma corrida maravilhosa de 43 jardas, escapando de diversos tackles e só sendo parado na jarda 7. Aí entrou DeMarco Murray, o melhor running back da NFL e que correu para 1.845 jardas (quase 500 a mais que o segundo colocado) e 13 TDs e que estava sendo anulado. Após três tentativas ele fez o TD e diminuiu para 20 a 14.
O quarto quarto foi tenso. Com muita dificuldade o Detroit conseguiu parar uma jogada do Dallas, mas Bailey acertou um chute de 51 jardas e o time da casa encostou no placar, 20 a 17. E como o Detroit nada conseguiu na jogada seguinte, quando restavam oito minutos para o fim da partida o Dallas teve uma posse de bola que poderia resultar na primeira virada do placar.
A campanha foi dramática, culminando com uma quarta jogada para seis jardas no meio de campo que Romo conseguiu completar para Witten encaixar e manter os Cowboys vivos. E Romo conseguiu encontrar mais uma vez Terrance Williams na end zone quando faltavam 2m32' colocando os Cowboys em vantagem: 24 a 20.
O jogo ainda reservou emoções. No ataque final da partida, o Detroit foi para o tudo ou nada. Stafford sofreu um fumble (perda de bola) recuperado por Dallas (que encerraria a partida), mas a bola na confusão acabou voltando para as mãos do time do Detroit, que voltou a ter chance de virar o placar.
Porém, quando faltavam 54 segundos e o Detroit estava numa quarta jogada para três, o lineback DeMarcus Lawrence, o mesmo que havia cometido o maior erro da partida (aquela falta no punt que terminou com o Detroit abrindo 14 a 0), fez um sack que resultou em novo fumble que desta vez ficou nas mãos do Dallas Cowboys. Era o fim do melhor jogo entre os quatro da primeira rodada dos playoffs da NFL.