Novak Djokovic confirmou nesta sexta-feira que não terá condições de disputar o Masters 1000 de Xangai, com início marcado para o dia 9. O número 1 do mundo ainda não se recuperou da lesão nas costas que o fez desistir do último jogo contra a Argentina, pela semifinal da Copa Davis, em setembro.
"Eu sinto muito por não poder jogar em Xangai, que é um dos meus torneios favoritos. Mas eu ainda não me recuperei da lesão. Fiz novos exames nesta semana e os resultados não foram bons. Então, vou precisar dar sequência ao meu tratamento", justificou o sérvio, que não deu uma previsão para seu retorno ao circuito.
A desistência de Djokovic já era esperada desde o fim do mês passado, quando anunciou que não defenderia seu título no Torneio de Pequim, disputado nesta semana. O sérvio sofreu uma lesão muscular nas costas durante o US Open, no início de setembro. Apesar das dores, ele superou Rafael Nadal na decisão e ficou com o título.
A longa sequência de jogos, contudo, não permitiu sua recuperação a tempo de competir em alto nível na semifinal da Copa Davis na semana seguinte. Fora dos primeiros jogos, o campeão do Aberto da Austrália, de Wimbledon e do US Open só disputou a quinta e decisiva partida. Mas sucumbiu as dores e deixou a quadra chorando, o que selou a vitória de Juan Martín Del Potro e a classificação da Argentina para a grande decisão do tradicional torneio.