Depois de ficar fora do Mundial Indoor de 2012, por priorizar os Jogos Olímpicos, Fabiana Murer voltará a participar da competição em estádio fechado no próximo ano, em Sopot, na Polônia. E, para voltar a fazer bonito, a atleta do salto com vara já iniciou sua preparação para o Mundial, que será disputado entre os dias 7 e 9 de março.
"Comecei a treinar na primeira semana de outubro e esse início da preparação física e técnica é bem difícil. Levei mais de um mês para começar a saltar e ainda tenho muito trabalho pela frente. Mesmo assim, estou gostando bastante dos meus treinos, tentando melhorar alguns pontos no salto para buscar bons resultados em 2014", diz a saltadora.
Murer voltará a disputar um Mundial Indoor ainda com a lembrança do título conquistado em Doha, em 2010. A brasileira ficou de fora da edição seguinte do evento, em 2012, para poder concentrar suas energias nas competições ao ar livre, como seria a disputa nos Jogos Olímpicos de Londres.
Agora, Murer quer aprimorar sua preparação para brilhar novamente no torneio indoor. "Vou fazer umas cinco ou seis competições indoor antes do Mundial. Ainda não fechei esse calendário, mas já sei que algumas competições que eu gostaria de fazer serão na mesma data, como Donetsk e Birmingham. Vou ter de escolher", afirma a atleta.
Para competir em Sopot, a saltadora já conta com o índice, de 4,73 metros, obtido do Troféu Brasil. "É um índice bem forte porque, dessa vez, não vai ter qualificação no Mundial, vai ser final direto, o que é uma novidade. Acho que nove atletas, no máximo, vão conseguir esse índice e a organização vai ter de convidar algumas saltadoras para completar as 12 que disputam a prova", explica.
Sem calendário confirmado ainda, Murer deve fazer seus primeiros saltos na Europa no início de fevereiro. E, depois do Mundial Indoor, vai priorizar as etapas da Diamond League. "Quero competir em lugares que eu sei que são bons para o salto com vara. Assim, já vou me preparando para saltar bem no Troféu Brasil, no segundo semestre. Também tem o Sul-Americano, em março, logo depois do Mundial, e aí já poderia aproveitar a preparação para Sopot... Mas ainda não decidi o que vou fazer na temporada em pista aberta".