Jaqueline Mourão já está classificada para a Olimpíada de Inverno de Sochi-2014, que começa no dia 7 de fevereiro, na modalidade cross country. Entretanto, a brasileira segue lutando para obter uma vaga também no biathlon. Neste ritmo, ela conseguiu o melhor resultado de sua carreira na última quinta-feira.
Durante o Sprint (7,5km) da Copa do Mundo de Biatlhon, disputada em Antholz, na Itália, Jaqueline obteve 15,8% (a porcentagem indica a diferença do resultado da atleta em relação à média dos três primeiros colocados na prova). A prova foi vencida pela francesa Anais Bescond, seguida da alemã Andrea Henkel e da bielorrussa Darya Domracheva.
- O barulho da torcida no estádio é emocionante e com certeza é uma ótima preparação para o que iremos enfrentar em Sochi. Estamos confiantes que conseguiremos classificar e estamos no caminho para uma ótima preparação. Fisicamente estou muito satisfeita com meu preparo até agora - disse Jaqueline.
Jaquline rendeu bem no stand de tiros. Após obter 100% de acertos em Ridnaun (ITA), no último fim de semana, ela acertou 9 em 10 disparos em Antholz. A atleta vai disputar a sua quinta edição de Olimpíada.
No próximo fim de semana, ela vai competir no IBU Cup 6, em Ruhpolding (Alemanha), na prova de Sprint e, se classificada, de Pursuit. Depois, disputa uma prova da Copa do Mundo de Cross Country, em Toblach (ITA).
- Estamos em um bom local de pista para os treinos finais. Considerando que a altitude da pista em Sochi é de 1.450m (acima do nível do mar) e que estamos a 1.650m, é ideal. Fisicamente, a Jaque está muito forte, o que é motivador - disse Guido Visser, treinador da atleta.
Brasileiros garantidos em Sochi
Por enquanto, o Brasil tem seis vagas asseguradas na Olimpíada de Inverno. Isadora Williams já garantiu seu espaço na patinação artística, configurando a primeira participação do Brasil nesta modalidade. Isabel Clark também tem vaga no snowboard.
No cross country, Leandro Ribela e Jaqueline Mourão obtiveram vaga. No esqui alpino, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson também possuem índice. O país ainda pode ter representantes no biathlon (Jaqueline Mourão) e no esqui aéreo (Laís Sousa e Josi Santos). O bobsled e o Iuge também podem ter brasileiros.
Para a Paralimpíada de Inverno, que será entre 7 e 16 de março, André Cintra e Fernando Aranha estão classificados.