As mudanças comportamentais recorrentes da pandemia foram cruciais para estimular novas tendências esportivas neste último ano. As restrições sociais, academias e clubes fechados, além é claro, da própria insegurança em sair de casa tornou quase impossível manter a rotina ativa como era antes.
Apesar de 60% dos brasileiros usarem tais dificuldades para abandonarem de vez a vida fitness, segundo a pesquisa de comportamento do Projeto Convid realizado pela Fiocruz; muitos decidiram manter o foco, entretanto, apostando em modalidades independentes.
Leia mais:
Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida
Whindersson contra comediante: quem mais luta no card de Tyson e Paul?
Evento esportivo que comemora os 72 anos de Alvorada do Sul está com inscrições abertas
Londrina sedia o Brasileiro de Kart após 25 anos; veja a programação
Essas modalidades se tornaram tendência, pois além de dispensar o uso de equipamentos, também podem ser feitas no conforto do lar.
Além disso, o uso de tecnologias para auxiliar os treinos em casa garantiu ainda mais confiança e estimulo entre os “home athletes”, que têm o apoio de aplicativos e programas que disponibilizam toda orientação, muitas vezes até com o atendimento remoto de profissionais.
Vale destacar, que segundo dados da plataforma MoEngage da Califórnia, o download desses apps subiu 46% a nível global. Dentre essas modalidades esportivas que se tornaram tendência durante a pandemia, existem algumas já consagradas, que tiveram o número de adeptos triplicados; assim como outras novidades, que sem dúvidas, vieram para ficar.
Confira agora as três principais atividades físicas que já são tendência no Brasil!
1. Calistenia
A atividade física denominada calistenia possui inúmeros benefícios, entre eles, o de não precisar sair de casa para praticá-la. Isso porque a modalidade dispensa equipamentos e qualquer estrutura específica para seu desenvolvimento
.
Na calistenia, o indivíduo utiliza o peso do próprio corpo como carga, inclusive, em apenas um treino consegue recrutar variadas partes do corpo. Outra vantagem da prática é os novos estímulos garantindo a cada treino, visto que ela integra movimentos de musculação, funcional e alongamento, ou seja, nada de monotonia!
Também vale ressaltar que na Calistenia o mais importante é a execução correta dos movimentos e não, as cargas utilizadas, como é recorrente na musculação.
2. Fitness Flow
Outra novidade em ascensão no mundo do esporte durante a pandemia foi a atividade física
Assim como a calistenia, a prática não requer equipamentos elaborados, já que de acordo com sua desenvolvedora Marina Ernandes, o próprio peso do corpo associado à execução focada em cada músculo, já basta para garantir resultados de hipertrofia, definição e muito gasto calórico.
Apesar de ser indicado para qualquer gênero e idade, o treino vem sendo bem aceito por mulheres, já que tem como maior objetivo a tonificação e não o crescimento muscular em si.
Além disso, o Fitness Flow garante sempre aulas variadas, já que conta com o melhor da ioga, pilates, funcional, inclusive, com um método alternativo denominado rolfing, tudo em um só treino. Visto que é um treino curto, de apenas 20 minutos, o Fitness Flow se adequa a rotina atribulada dos brasileiros, permitindo melhoras na flexibilidade, postura e mobilidade física.
3. Ioga
A prática de ioga também não poderia ficar de fora das tendências esportivas que cresceram durante a pandemia, afinal, a busca pelo equilíbrio mental e físico vem sendo considerada prioridade, visto este momento difícil e cheio de mudanças, a qual todos passam.
Diante de tal necessidade, a ioga surge como alternativa de integração entre corpo e mente, inclusive, a possibilidade de fazer em casa com o auxílio de aplicativos, acaba fazendo toda a diferença. Na ioga, a postura, flexibilidade e a respiração são trabalhados em movimentos intensos e estratégicos, que ajudam não só a relaxar, como também, tonificar toda a musculatura.
Além disso, a Ioga é considerada a queridinha das influencers, que apostam nas posturas de equilíbrio, a fim de expor a capacidade yogin em suas redes sociais. Para quem tem interesse em e aventurar nos caminhos da ioga, existe aplicativos gratuitos que garantem os primeiros passos para a prática, assim como vídeos e tutoriais na internet especialmente para iniciantes.
Mais atividades físicas independentes
Ademais essas tendências, outras atividades físicas independentes também podem ser integradas à rotina fitness dos home athletes, tais como:
• Dança: Seguindo tutoriais em plataformas de vídeo com aulas gratuitas de axé, funk e até Ballet Blend é possível promover muito gasto calórico com a modalidade da dança, inclusive, a prática é considerada muito divertida e prazerosa, o que garante mais bem-estar e qualidade de vida.
• Funcional: Treinos curtos com alta intensidade fazem parte da rotina dos praticantes de exercícios funcionais. Esta atividade também pode ser feita em casa, sem aparelhos e com aquela ajudinha da tecnologia, por meio de aplicativos e plataformas de profissionais de Educação Física.
• Alongamento: O alongamento pode tanto ser feito como treino exclusivo, como também, ser integrado a outras práticas, a fim de viabilizar mais flexibilidade, relaxamento e preparo do corpo para próximos movimentos mais intensos.
Dessa forma é possível cumprir as medidas de segurança se exercitando em casa, afinal, a pandemia ainda não acabou, além é claro, de seguir com uma rotina saudável de maneira original e atrativa.