Terminou neste final de semana em Londrina a 35ª edição dos Jojup's (Jogos da Juventude do Paraná). A fase final contou com a participação de mais de dois mil atletas em 15 modalidades. O título geral ficou com Curitiba, seguida de Maringá e Londrina.
Londrina foi campeã no atletismo masculino e feminino e ainda do basquete feminino. O município totalizou 332 pontos. Curitiba marcou 404, e Maringá, 353. A fase final dos Jojup's foi disputada em duas etapas. Na primeira, realizada no fim de setembro, foram definidos os campeões de xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei de praia.
Já neste último fim de semana foram disputadas as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, handebol de praia, natação, rugby e tênis. Além das modalidades coletivas como basquete, handebol, futsal e vôlei. No total, desde as fases regionais, os Jojup's tiveram a participação de 22 mil pessoas.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
A equipe Londrina/FEL/IPEC de atletismo fez valer o fator casa e com mais uma campanha perfeita garantiu o título do atletismo para Londrina. Foi o terceiro título consecutivo do time londrinense na tradicional competição estadual.
Como nas campanhas anteriores, a equipe de Londrina levou os três títulos possíveis em disputa. Foi campeã feminina, somando 318 pontos, masculino, com 414,5 pontos, e também no geral, com 732,5 pontos. A equipe garantiu 20 medalhas de ouro, 13 pratas e 14 bronzes.
O técnico Gilberto Miranda exaltou as conquistas obtidas dentro de casa. “Mais uma grande competição, uma campanha que nos orgulha muito e que traz ainda mais confiança de que o trabalho desenvolvido em todos esses anos está cada mais melhor e produtivo”, destacou. “Um ponto importante é que o grupo tem crescido em diversas provas, com atletas se destacando e alcançando bons resultados em várias provas diferentes. Isso mostra a amplitude do nosso trabalho e a qualidade da nossa comissão técnica e multidisciplinar nessa filosofia de continuidade”.
O basquete feminino de Londrina conquistou o segundo título consecutivo dos Jojup's. Na final, no sábado (21), as londrinenses venceram Foz do Iguaçu por 57 a 43.
“Foi muito importante essa conquista. No ano passado, o basquete feminino de Londrina conquistou o título dos Jojup's pela primeira vez na história. Quebramos um tabu de 34 anos. Levar o título pelo segundo ano consecutivo mostra que não foi sorte. Nós temos um projeto consolidado na cidade. Em 2023, essa foi a única medalha de ouro de Londrina conquistada por uma modalidade coletiva, fato que dá ainda mais importância ao título”, analisou o técnico Marival Mazzio Junior.