Outras modalidades

Comissão denuncia esquema de doping e manipulação

07 fev 2013 às 15:32

Um relatório da Comissão de Crime da Austrália colocou sob suspeita todos os esportes do país. Divulgado nesta quinta-feira, o documento, resultado de uma ampla investigação que durou mais de um ano, denunciou o uso indiscriminado de substâncias proibidas em diversas modalidades.

A rede de doping envolve cientistas, jogadores, técnicos e implica inclusive em venda e manipulação de resultados para casas de aposta. O relatório, contudo, não aponta nomes ou as modalidades que estariam envolvidas no esquema. Apesar disso, representantes das federações de críquete, rúgbi e futebol australiano já manifestaram interesse em colaborar com as investigações.


- As evidências são chocantes e irão causar repúdio nos fãs de esporte. É trapaça, mas pior que isso, é trapaça com a ajuda de criminosos - declarou Jason Clare, ministro federal de justiça. O relatório de quase 50 páginas revelou o uso de substâncias como anabolizantes, hormônios do crescimento e insulina por atletas profissionais da Austrália, tudo fornecido por uma máfia formada por médicos e preparadores físicos.

As partidas que teriam sido manipuladas pela rede, envolvida também com apostas, não foram reveladas. - Se você quiser trapacear, vamos te pegar. Se você quiser se dopar, vai ser descoberto - sentenciou Kate Lundy, ministra do esporte da Austrália.


Continue lendo