Outras modalidades

Com show de Durant, EUA batem Lituânia e vão à final

11 set 2010 às 15:59

O ala Kevin Durant teve uma atuação história neste sábado para garantir os Estados Unidos na final do Mundial masculino de basquete. Jogando com uma mensagem em seus tênis pelos nove anos do ataque terrorista às torres gêmeas, o atleta da NBA marcou 38 pontos na vitória por 89 a 74 sobre a Lituânia, conquistada em Istambul, na Turquia.


Na decisão, os norte-americanos esperam pela definição do confronto entre a seleção turca e a Sérvia, que jogam ainda neste sábado. Sem disputar uma final da competição desde 1994, quando também conquistaram o seu último título mundial, os Estados Unidos podem ter que encarar a animada torcida local contra no jogo de domingo, às 15h30 (de Brasília).



Motivado por dar a vitória de presente para os torcedores no 11 de setembro, o time americano começou a semifinal em um ritmo forte. Sempre liderados por Durant, os Estados Unidos já abriram 42 a 27 antes do intervalo. Na volta dos vestiários, os atuais campeões olímpicos só precisaram controlar o ímpeto da Lituânia, que vinha embalada pela vitória expressiva sobre a Argentina, algoz do Brasil.



Com seus 38 pontos, Durant não só assegurou a classificação do time, mas também superou a maior pontuação de um jogador dos Estados Unidos pelo Mundial - o detentor da marca era Carmelo Anthony, que já fez 35 pontos. Além disso, o ala ainda anotou mais nove rebotes. Pela seleção americana, apenas Lamar Odom e Russel Westbrook também pontuaram em dígitos duplos, com 13 e 12 pontos, respectivamente.



Na Lituânia, que ainda disputará no domingo o terceiro lugar contra o perdedor da outra semifinal, Robertas Javtokas foi o melhor, anotando 15 pontos e nove rebotes. Martynas Pocius, com 13 pontos, e Mantas Kalnietis, com dez, foram os outros destaques da equipe.


DESPEDIDA HONROSA - Também neste sábado, na disputa pelo sétimo lugar do Mundial, a Rússia se despediu da competição com uma virada emocionante sobre a Eslovênia. Perdendo por sete pontos ao final do terceiro quarto, os russos reagiram no período final e venceram por 83 a 78, deixando os eslovenos na oitava posição.


Continue lendo