Os corredores quenianos dominaram a Maratona de Paris disputada neste domingo (3). Com segurança reforçada, em razão dos recentes ataques terroristas na Bélgica, a prova foi vencida por Cyprian Kotut, no masculino, e Visiline Jepkesho, no feminino.
Em condição climática favorável, Kotut obteve seu melhor desempenho em uma maratona ao vencer a prova com o tempo de 2h07min11s. Até então seu melhor resultado havia sido 2h08min55s em Milão, no ano passado.
O corredor de 24 anos, que vencera a meia-maratona de Paris no mês passado, é o irmão mais novo de Martin Lel, três vezes campeão da Maratona de Londres. Kotut subiu ao pódio acompanhados dos compatriotas Laban Korir, que chegou em segundo lugar, com o tempo de 2h07min29s, e Stephen Chemlany, terceiro colocado, com 2h07min37s.
"Eu não estava muito certo se deveria acelerar ou não porque não conheço bem o traçado da prova. Eu apenas fiz um planejamento para melhorar meu tempo. Havia muitos bons competidores, não esperava ir tão longe", comemorou Kotut.
No feminino, Visiline Jepkesho venceu com o tempo 2h25min52s. As etíopes Gulume Chala e Dinknesh Tefera completaram o pódio.
Apesar dos recentes atentados em Bruxelas, mais de 40 mil corredores participaram da Maratona de Paris. A organização não revelou detalhes sobre a estrutura montada para garantir a segurança dos atletas e espectadores.