O evento anual do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para celebrar os melhores do ano terá, já a partir da edição deste ano, no próximo dia 7, em Aracaju (SE), uma categoria voltada exclusivamente às mulheres, chamada Inspire. O objetivo da premiação, segundo o comitê, é homenagear a atleta mais inspiradora do ano, ressaltando sua trajetória ao longo da temporada.
A novidade foi anunciada na segunda-feira (22) pela diretora de Comunicação do COB, Manoela Penna, durante um evento em que a Riachuelo, patrocinadora do comitê, anunciou o lançamento de uma plataforma de mesmo nome: Inspire. A premiação terá também o patrocínio da marca, que tem contrato com o COB até 2024.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
"A superação e performance das atletas merecem o destaque nesta premiação. É sobre inspirar outras mulheres a correrem atrás de seus objetivos, seja através do esporte ou fora dele", comentou Manoela. O Prêmio Brasil Olímpico já tem premiação para "atleta do ano", tanto no masculino quanto no feminino, e para "Atleta da Torcida", em votação online mista.
A plataforma Inspire, lançada pela Riachuelo, promete levar mensagens de elevação e empoderamento feminino por meio de vídeos publicados em páginas específicas nas redes sociais. O projeto, da agência Golden Goal, é bancado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio, que aprovou renúncia fiscal de R$ 2,65 milhões para a Riachuelo.
Cinco atletas foram apresentadas como embaixadoras: a ginasta Rebeca Andrade, que ganhou duas medalhas em Tóquio, a nadadora Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira campeã mundial de natação, Raissa Rocha, prata nas Paralimpíadas de Tóquio no lançamento do dardo e cadeirante, a maratonista aquática Ana Marcela Cunha, campeã olímpica no Japão, e a triatleta Fernanda Keller, referência na modalidade no país.