Duas novas modalidades irão utilizar o Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, a partir deste ano. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ampliou o espaço, que anteriormente era aproveitado apenas pelo taekwondo, para atender também o judô e as lutas associadas (greco-romana e livre).
O local, chamado de Sala de Esportes de Combate, será utilizado pela primeira vez nesta quarta-feira, dia 9, quando a delegação brasileira que irá disputar o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália se reunirá por lá para um período de treinamento antes da viagem para a Oceania. No final do mês, a Seleção de judô também irá utilizar a instalação.
"A ampliação do espaço do Centro de Treinamento Time Brasil para mais duas modalidades proporcionará aos nossos atletas mais qualidade de preparação. O CT Time Brasil está se desenvolvendo a fim de atender com a melhor qualidade o máximo de atletas e modalidades possíveis. Para os esportes de combate, que são estratégicos em nosso planejamento rumo ao objetivo de nos tornarmos Top 10 no quadro total de medalhas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ofereceremos excelentes condições", garantiu Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
Projetado por Daniela Polzin, coordenadora de instalações esportivas do COB, o local conta com equipamentos de filmagem para análise de movimento, sala de musculação com equipamentos específicos para as modalidades, sala de descanso, sala de avaliação e área de luta, esta última com equipamentos adquiridos para os Jogos Pan-americanos de 2007.
A sala de taekwondo foi a primeira instalação inaugurada no CT Time Brasil, em dezembro de 2010. O local serviu como base para a preparação da medalhista olímpica Natália Falavigna e sua equipe para os Jogos de Londres 2012.