O londrinense Lavoisier Richard se prepara para o mais difícil desafio da sua carreira sobre duas rodas. O ciclista de resistência embarca neste final de semana para o Transbrazil Iron Bike Race, considerado o maior desafio ciclístico da América Latina e comparado aos mais longos percursos de bicicleta do mundo.
Serão quatro mil quilômetros em 25 dias de prova. Richard vai cruzar o Brasil de norte a sul e passar por nove estados e mais de 100 cidades. O pedal inicial será em Belém (PA), neste sábado (5), e a chegada em Santa Maria (RS).
"Vou pedalar em média 10 horas e 160 quilômetros por dia, mas o planejamento é no início fazer trajetos mais longos para ganhar uma 'gordura' para a reta final, onde o cansaço pode acontecer. O tempo máximo é que o desafio dure até 600 horas, mas pretendo baixar este tempo", afirma o ciclista de 57 anos.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
Richard planejou o desafio e a viagem durante nove meses e calcula gastar em torno de R$ 20 mil reais. Parte do dinheiro foi arrecadado com rifas e promoções, além da colaboração de alguns empresários. O Transbrazil Iron Bike Race vai comemorar os 15 anos do ciclista em provas de resistência.
Continue lendo na Folha de Londrina.