Grande responsável pela expansão da NBA nas últimas três décadas, o chefão da liga norte-americana de basquete vai se aposentar em 2014. O comissário geral David Stern anunciou nesta quinta-feira que seu último dia de trabalho será 1.º de fevereiro de 2014, exatamente na data em que completa 30 anos como líder da NBA.
O seu substituto também já está definido. Será Adam Silver, que desde 2006 é o braço direito de Stern e segundo homem na hierarquia da NBA. O nome foi escolhido durante a reunião do conselho de administração, realizado nesta quinta-feira. Stern anunciou a aposentadoria, prontamente aceita. Depois, os donos das franquias escolheram Silver por unanimidade.
"Eu decidi que as coisas estão indo bem e existe uma organização em curso que será liderada por Adam. Ele é totalmente preparado para levar-nos ao próximo nível", comentou Stern, falando aos donos das franquias.
O dirigente, que completou 70 anos no mês passado, assumiu como comissário geral em 1.º de fevereiro de 1984. Sob o comando dele, a NBA expandiu sua marca, hoje uma das mais valiosas do esporte pelo mundo. Também foi ele que comandou o estabelecimento da WNBA e da Liga de Desenvolvimento da NBA. "Você será sempre lembrado como o melhor de todos os tempos", disse Silver, se dirigindo a Stern, o quarto comissário da história.