Outras modalidades

Cesar Cielo é flagrado no antidoping no Maria Lenk

01 jul 2011 às 15:03

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta sexta-feira que o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo e os nadadores Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados no exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em maio.

Os quatro atletas deram positivo para a substância diurética furosemida, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Segundo a CBDA, os nadadores recusaram a amostra B e deram explicações sobre a presença da substância no organismo. "Os atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição", registrou a entidade, em nota oficial.


Através de um painel, liderado por Eduardo de Rose, membro da Wada e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a CBDA informou que os quatro nadadores receberam somente uma advertência, "uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio".


Com a punição, Cielo, Santos, Barbosa e Waked perderam os resultados, prêmios, certificados e medalhas conquistados no Troféu Maria Lenk. Cielo faturou o ouro nas provas do 50m livre, 50m borboleta, 4x100 livre e foi prata nos 100m livre.

Ainda de acordo com a CBDA, a documentação sobre o caso dos quatro nadadores brasileiros será enviada à Federação Internacional de Natação (Fina) ainda nesta sexta. Apesar da advertência, Cielo não deverá perder os índices que obteve para disputar o Mundial de Xangai, em julho.


Continue lendo