Outras modalidades

Cerca de 20 mil alunos participam dos Jogos Escolares

18 mai 2012 às 14:36

A 59.ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP) começou nesta sexta-feira (18.05) em 15 cidades. Os JEP, considerados a maior competição escolar, reúnem quase 100 mil alunos em suas quatro fases. Os jogos são realizados pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria do Esporte, que contam com o apoio dos núcleos regionais de educação, prefeituras e federações desportivas.

A primeira regional dos Jogos Escolares já foi realizada em 16 cidades, no mês passado, e agora o ciclo com os 32 núcleos de educação se completa. Esta edição traz como novidades a implantação do badminton como modalidade regular e a divisão da fase final em duas datas. Uma para atender a Divisão B, que será em Francisco Beltrão, de 22 a 30 de junho, para atletas de 12 a 14 anos; e outra em Toledo, da Divisão A, com atletas de 15 a 17 anos, de 17 a 25 de agosto.


Jandaia do Sul, Capitão Leônidas Marques, Cidade Gaúcha, Assaí, Santo Antônio do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Carlópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Londrina, Cambé, Paranaguá, Paranacity, Palotina e Wenceslau Braz devem receber cerca de 20 mil atletas para disputa das modalidades de basquete, atletismo, handebol, vôlei, futsal, xadrez e tênis de mesa.


Incentivo


Podem participar dos Jogos Escolares os alunos matriculados em escolas públicas e privadas com sede no Paraná. "Durante a competição, os estudantes têm a possibilidade de interagir com competidores de outras regiões do Paraná. O intercâmbio cultural e as viagens enriquecem a competição. Os Jogos Escolares ajudam a promover a inclusão social e contribuem para melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens", comentou o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns.


A responsabilidade técnica da competição está a cargo da Secretaria do Esporte, até o fim do ano passado, vinculada à Secretaria de Educação. "A nossa política de esporte escolar serviu de modelo para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, em substituição aos Jogos Escolares Brasileiros. A competição é uma ferramenta de afirmação e de conquistas da comunidade educacional", disse o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman. FASES – Os municípios são responsáveis pela realização da fase municipal que determina qual equipe ou atleta participa da fase regional. Cada um dos 32 núcleos de educação realiza uma fase regional e os campeões se classificam para a macrorregional, que reúne oito regiões. Para a fase final, nas modalidades coletivas se classificam os primeiros colocados em cada uma das oito macrorregionais, e os quatro vice-campeões das macrorregionais com maior participação, 1.º, 2.º e 3.º colocados da modalidade no ano anterior e uma equipe da cidade sede.


Para modalidades individuais, no atletismo se classificam os 1.º e 2.º colocados em cada prova, além dos oito melhores tempos nas provas da macrorregional. No xadrez, se classificam os dois primeiros em cada uma das oito fases macrorregionais. Badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo não contam com classificação prévia.


As modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo só ocorrem na fase final. O vôlei de praia só ocorre a partir da fase macrorregional. Atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez já começam a seleção a partir da fase regional.


Além das modalidades regulares, os Jogos Escolares possuem modalidades para alunos com deficiência: atletismo, futsal, basquetebol, bocha adaptada, goalball, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os campeões das modalidades coletivas vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, nas duas categorias, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Nas modalidades coletivas, algumas levam apenas os campeões, outras levam os dois primeiros colocados na fase final.


Continue lendo