As Superligas Masculina e Feminina terão sets de 21 pontos na temporada 2013/2014. A mudança foi definida após a realização das plenárias nesta terça-feira e quarta-feira com representantes da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), dos clubes participantes e da Comissão de Atletas Masculina. A novidade, que conta com o aval da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), vem sendo testada no Campeonato Paulista e será pela primeira vez utilizada em uma competição nacional.
Segundo o superintendente técnico da CBV, Renato D’Ávila, o novo formato traz mais agilidade ao jogo e já tem demonstrado resultados positivos nas primeiras partidas realizadas pelos clubes paulistas. Com a mudança, as paradas técnicas acontecerão quando uma das equipes chegar a sete e a 14 pontos. A entidade tem a expectativa de que os jogos ganhem ainda mais dinamismo e em emoção para o espectador.
- Certamente essa mudança vai diminuir o tempo de jogo. Há prós e contras como em qualquer mudança. Teremos o Paulista como base e faremos o melhor para que dê certo - afirmou o central Gustavo, do Kappesberg Canoas, que representou a Comissão de Atletas, presente pela primeira vez à plenária masculina.
Outras novidades.
A CBV aprovou ainda outras duas mudanças durante as reuniões. Na Superliga masculina, será permitido aos clubes completar a sua lista de 20 inscritos com atletas que tenham atuado por equipes já eliminadas da Superliga B. A regra será válida até 28 de fevereiro de 2014 somente para atletas brasileiros.
Além disso, os delegados de jogo passarão a ser neutros, indicados pela CBV, e não mais pelas federações. Esta era uma das reivindicações de clubes e atletas para a próxima temporada.