Se terá uma dupla de pilotos totalmente nova para a temporada deste ano da Fórmula 1, a Caterham mostrou nesta terça-feira, no circuito de Jerez de la Frontera, que terá um carro muito parecido com o que tinha em 2012. O novo modelo da escuderia inglesa, o CT03, foi apresentado apenas como uma "evolução" do seu antecessor, o CT01, poucas horas antes do início da primeira bateria de testes coletivos da categoria em 2013 na pista espanhola.
Após a saída do finlandês Heikki Kovalainen e do russo Vitaly Petrov, a Caterham confirmou o francês Charles Pic, ex-Marussia, e o holandês Giedo van der Garde, promovido de reserva a titular, como dupla de pilotos para esta temporada. E a equipe resolveu mexer pouco em seu carro já vislumbrando o Mundial de 2014, quando a F1 terá uma mudança significativa em seu regulamento e passará a contar com a adoção de motores turbo V6.
"A temporada nos apresentará um interessante desafio, já que é o último ano do atual regulamento antes da entrada de um novo motor, em 2014. Tendo isso em mente, decidimos que o CT03 será uma evolução do CT01, em vez de uma completa remodelação", afirmou Mark Smith, diretor-técnico da equipe, ao justificar a apresentação de um novo carro muito parecido com o de 2012.
Visualmente, o novo modelo da Caterham ganhou um tom de verde um pouco mais suave do que o exibido no ano passado, assim como também a cor passou a ficar ainda mais predominante, pois a quantidade de detalhes em amarelo presentes no modelo anterior diminuíram. O degrau no bico, adotado em 2012 por razões aerodinâmicas ligadas ao regulamento em vigência no ano passado, também foi mantido.
No ano passado, a Caterham terminou o Mundial de Construtores da F1 no décimo lugar, sem nenhum ponto, levando vantagem apenas nos critérios de desempate sobre Marussia, 11.ª colocada, e Hispania, 12.ª, que também não pontuaram em 2012.