Terminou em grande estilo a 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, divisão B, realizado de 23 a 29 de agosto em Arapongas com a participação de 2.800 atletas em 11 modalidades. A cidade de Cambé levou o título de campeão geral dos JAPs com 40 pontos, três a mais que a vice-campeã Pato Branco.
O último dia foi cheio de decisões, com grandes jogos de basquete, handebol, futsal, vôlei e futebol. Antes, Campo Largo e Guarapuava levaram o vôlei de praia. No bolão feminino deu General Carneiro, no masculino quem levou foi Ponta Grossa. No kickboxing Maringá dominou e levou nos dois naipes. Na bocha masculina quem venceu foi Teixeira Soares e as mulheres de Pato Branco levaram o ouro.
No futebol, os atletas de Cidade Gaúcha entraram para história do município conquistando o título da modalidade, vencendo a partida por 2 a 0 em cima de São José dos Pinhais. O triunfo é inédito para a cidade de 12 mil habitantes, que além da primeira colocação também garantiu uma vaga na divisão A 2014.
Invicta e sem perder nenhum set na competição, a equipe de voleibol masculino de Francisco Beltrão conquistou o título inédito da Divisão B nos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). O confronto realizado no ginásio do Sesi, em Arapongas, foi contra outra favorita ao título, a equipe de Castro, pelo placar de 3 a 0, e parciais de 25x21, 25x22 e 25 a 19.
Também com cinco vitórias e nenhum set perdido, São José dos Pinhais conquistou o título no voleibol feminino dos JAPs, Divisão B. O jogo da final contra a equipe de Toledo terminou em 3 sets a 0, com parciais de 25x19, 25x20 e 31x29.
Final digna de dois grandes times do futsal paranaense nos 56º Jogos Abertos do Paraná, Divisão B, uma demonstração de muita técnica, tática e determinação. De um lado uma seleção dos dois times que disputam a Série Ouro por Foz do Iguaçu, do outro a equipe de Pato Branco, que também faz parte da elite do futsal paranaense. Quem levou a melhor foram os pato-branquenses com uma vitória construída com muita cautela e toque de bola.
No basquete masculino, a final colocou frente a frente duas forças do basquete do norte paranaense. Ivaiporã e Cambé fizeram um jogo emocionante definido nos últimos minutos de partida, quando os cambeenses acertaram a mão e abriram vantagem para esperar o apito final em 54x41, comemorando o ouro. Ainda na quarta-feira, Campo Mourão havia ficado com o título do basquete feminino.
Foz do Iguaçu e Guarapuava jogaram a decisão do futsal feminino. O empate em 3 a 3 levou a decisão para os pênaltis e brilhou a estrela da goleira Nathália Cáceres que com duas defesas garantiu o título para as iguaçuenses.
No handebol feminino a confirmação do título para Umuarama. A equipe franca favorita comprovou o alto índice técnico e com campanha impecável venceu na final Campo Mourão por 32 a 12.
No último jogo dos JAPs, os cambeenses tinha pela frente o Toledo na decisão do handebol masculino, e além do título da modalidade carregavam o peso de se a equipe ganhasse, levariam o título de campeão geral. Até a metade do segundo tempo, os toledanos estavam colocando "água no chope", mas nos minutos finais a juventude dos atletas de Cambé prevaleceu e finalizaram o jogo em 29 a 23.
Com o título do handebol e basquete masculino, Cambé saltou na classificação alcançando 40 pontos e ficando com o título de campeão geral. Pato Branco ficou em segundo com 37 pontos e Foz do Iguaçu terminou com 33 na terceira colocação. Completam a lista das dez primeiras colocadas no quadro geral da competição, Toledo, Arapongas e Ponta Grossa com 31, Guarapuava com 29, Campo Mourão com 28, e Maringá e Campo Largo com 26.
Na edição de Arapongas, duas modalidades participaram como apresentação nos JAPs. O handebol de areia e o futebol 7 foram disputados mas não contaram pontos para a classificação geral.
Segundo o coordenador de esportes da Secretaria do Esporte do Paraná, Luis Antônio Costenaro, os JAPs demonstram o crescimento do esporte em todos cantos do Estado. "Nesta segunda experiência com realização das divisões em datas distintas tiramos melhor proveito dos municípios que agora podem competir de igual para igual, lutando pelo título geral. Cambé é um bom exemplo disso, levou o título com méritos".