Pela terceira vez na carreira, Bruno Soares vai disputar o ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas da temporada, no fim do ano. O brasileiro e o escocês Jamie Murray asseguraram a classificação nesta quarta-feira (7), ao avançarem às semifinais do US Open, em Nova York.
Soares e Murray superaram a dupla formada pelo também brasileiro André Sá e pelo australiano John Guccione por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (11/9), 2/6 e 6/3. Este triunfo e a queda precoce da parceria do holandês Jean-Julien Rojer com o romeno Horia Tecau garantiu a classificação antecipada de Soares e Murray.
Brasileiro e britânico formam no momento a terceira melhor dupla da temporada. Eles se destacam no ranking por causa dos títulos do Aberto da Austrália e do Torneio de Sydney. A dupla também foi vice-campeã dos Masters 1000 de Toronto e Montecarlo.
Depois da boa sequência de resultados na temporada, a classificação para o ATP Finals coroa a primeira temporada da dupla, que se juntou para jogar somente no início deste ano. "Essa classificação significa muito para nós. Era o nosso objetivo número 1 no início da temporada, estar entre os oito melhores", disse Soares.
O brasileiro está no torneio que reúne os oito melhores tenistas de simples e as oito melhores duplas da temporada pela terceira vez na carreira. Ele competiu no ATP Finals em 2014 e 2013. Ao lado do austríaco Alexander Peya, chegou à semifinal há três anos. Já Murray disputará o torneio pela segunda vez consecutiva. No ano passado, ele e o australiano John Peers caíram na fase de grupos.
Como aconteceu em 2015, Jamie Murray jogará diante de sua torcida. O ATP Finals será novamente disputado em Londres neste ano, na Arena O2, entre os dias 13 e 20 de novembro.